Sincretismos e os desafios da atualidade

Autores

  • Maria Cristina Castilho Costa Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v13i1p7-11

Palavras-chave:

comunicação, cultura, indústria cultural, novas tecnologias, educação.

Resumo

O desenvolvimento dos meios de comunicação e, conseqüentemente, das ciências da comunicação levou os
estudiosos a optar por um conceito mais imaterial e abstrato de cultura. Outras grandes transformações ocorreram na
sociedade, marcando o mundo no século XX e abalando crenças e princípios que marcaram a Modernidade. O desenvolvimento da indústria cultural, em nível global,
submetendo as diferentes culturas a um processo intenso de integração e homogeneização, intensificou o desenvolvimento
de uma cultura tecnológica. A educação, principal mecanismo social de elaboração e transmissão da cultura, teve que se dirigir por novos parâmetros pedagógicos e fazer uso de novas linguagens para difundir a cultura do nosso tempo. As relações entre cultura, meios de comunicação e educação são a tônica deste número da revista.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Maria Cristina Castilho Costa, Universidade de São Paulo
    Professora livre-docente do Departamento de Comunicações e Artes da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Editora da revista Comunicação & Educação.

Downloads

Publicado

2008-04-30

Como Citar

Sincretismos e os desafios da atualidade. (2008). Comunicação & Educação, 13(1), 7-11. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v13i1p7-11