Dos paradigmas interculturais à ação educacional autogerida
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v18i1p63-74Palavras-chave:
Educação, educação indígena, comunicação, interculturalidade, educomunicaçãoResumo
Este texto pretende relatar a experiência da graduação, em Etnoeducação e Desenvolvimento Comunitário, da Universidad Tecnológica de Pereira, na Colômbia, com as comunidades indígenas Embera Chamí, dos Departamentos de Risaralda e Caldas. Iniciamos com um percurso sócio-histórico e conceitual do surgimento da educação indígena, com a finalidade de contextualizar o leitor no âmbito referido. A segunda parte faz um percurso do contexto institucional – a Facultad de Ciencias de la Educación da Universidad Tecnológica de Pereira e a criação da graduação em Etnoeducação e Desenvolvimento Comunitário. Encerra-se relatando o processo de educação intercul- tural de uma perspectiva educomunicativa (Entre O CONCEBIDO/O VIVIDO: uma relação para qualificar o olhar).
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