Comunicação e Práticas de Consumo, Uma Relação Inovadora em Termos de Programa de Pós-Graduação

Autores

  • Ana Claudia Marigliani Bogner Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v17i2p85-95

Palavras-chave:

Programa de Mestrado em Comunicação e Práticas de Consumo, ESPM, Comunicação e consumo.

Resumo

O Programa de Mestrado em Comunicação e Práticas de Consumo (PPGCOM)da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) de São Paulo apresenta uma proposta inovadora, sendo o único no Brasil que se baseia nas relações do consumo e da comunicação. Este artigo visa analisar esse programa, a partir do processo de comunicação, para a divulgação de sua produção acadêmica, bem como para estabelecer sua consolidação no meio acadêmico. Abordamos, neste texto, temas como a história dos programas de pós-graduação no Brasil, além da história do PPGCOM e de suas atividades. Do ponto de vista teórico e metodológico, listamos, ainda, alguns autores e seus preceitos – que vão do campo científico às teorias de comunicação e de recepção e do consumo. Para chegar ao projeto de intervenção, elaboramos hipóteses e realizamos uma pesquisa com docentes, discentes e egressos, indicando por m algumas ações a serem tomadas pelo PPGCOM-ESPM para consolidar seu programa no campo acadêmico.

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Biografia do Autor

  • Ana Claudia Marigliani Bogner, Universidade de São Paulo
    Jornalista, especialista em Gestão da Comunicação pela Universidade de São Paulo

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Publicado

2012-12-09

Como Citar

Comunicação e Práticas de Consumo, Uma Relação Inovadora em Termos de Programa de Pós-Graduação. (2012). Comunicação & Educação, 17(2), 85-95. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v17i2p85-95