Espaços educativos na perspectiva da educação integral

  • Iolene Mesquita Lobato Universidade Federal de Goiás
  • Mercês Pietsch Cunha Mendonça Universidade Federal de Goiás
  • Carlla Barbosa de Morais Universidade Federal de Goiás
Palavras-chave: professores, educação básica, educação integral, espaços educativos, cidade de Goiás.

Resumo

A proposta deste artigo é discutir o potencial educacional dos espaços educativos. A investigação percorre o cotidiano das aulas de ciências e tem como instrumento a observação participante. A amostra da pesquisa é composta de 23 alunos do sexto ano do ensino fundamental da Escola Estadual de Tempo Integral, na cidade de Goiás. Os pressupostos teóricos que direcionam a investigação estão pautados nas concepções de Anísio Teixeira, Darcy Ribeiro, Jaqueline Moll entre outros. Como parte dos resultados, evidenciou- -se que os espaços educativos, mais notadamente a nascente do rio Vermelho localizado na Serra Dourada, contribuem de forma significativa na formação integral de crianças e adolescentes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Iolene Mesquita Lobato, Universidade Federal de Goiás
Graduada em Ciências Sociais, Especialista em História Cultural e Mestre em Antropologia Social. Atualmente Coordenadora de Tutoria do Curso de Educação Integral e Integrada da UFG.
Mercês Pietsch Cunha Mendonça, Universidade Federal de Goiás
Graduada em Ciências Biológicas, mestre em Biologia e doutora em Agronomia pela Universidade Federal de Goiás. Professora associada do CEPAE-UFG e coordenadora do Curso de Extensão em Educação Integral e Integrada CEPAE-UFG.

Referências

ARROYO, Miguel. O direito a tempos-espaços de um justo e digno viver. In: MOOL, Jaqueline (Org.) Caminhos da educação integral no Brasil: direito a outros tempos e espaços educativos. Porto Alegre: Penso 2012, p.33-46.

BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O que é educação. São Paulo: Brasiliense, 1985.

FACCIN, Delma Freo. A Escola. In: Aperfeiçoamento em educação integral e integrada/Universidade Federal de Goiás. Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada a Educação. Goiânia: FUNAPE/CIAR, 2010, p. 29-44.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, Coleção Leitura, 1996.

GABRIEL, Carmen Teresa; CAVALIERE, Ana Maria. Educação integral e currículo integrado: quando dois conceitos se articulam em um programa. In: MOLL, Jaqueline (Org.) Caminhos da educação integral no Brasil: direito a outros tempos e espaços educativos. Porto Alegre: Penso 2012, p.118-127.

MENDONÇA, Mercês P; CAMPOS, Kátia Oliveira. Educação integral como arranjo educativo. In: Aperfeiçoamento em educação integral e integrada/Universidade Federal de Goiás. Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada a Educação. Goiânia: FUNAPE/CIAR, 2010, p.47-63.

MOLL, Jaqueline. A Cidade Educadora como Possibilidade: apontamentos. In: CONZATTI, Marli; FLORES, Maria Luisa Rodrigues; TOLEDO, Lesli (orgs.). Cidade Educadora: a experiência de Porto Alegre. São Paulo: Cortez, 2004. p. 39-46.

______. Um paradigma contemporâneo para a educação integral. Revista Pedagógica Pátio. n.51. ago.out.2009, Artmed, p.12-15.

MOREIRA, Marco A. A teoria da aprendizagem significativa e sua implementação em sala de aula. Brasília: Editora da UnB, 2006.

PEREIRA, Eva Waisros. Anísio Teixeira e a experiência de educação integral em Brasília. In: Revista Pedagógica Pátio, Rio de Janeiro, n.51, p.42-45, ago./out. 2009.

PERRENOUD, P. Construir as Competências desde a Escola. Porto Alegre: Artmed, 1999.

RABELO, Marta Klumb Oliveira. Educação integral como política pública: a sensível arte de (re) significar os tempos e os espaços esportivos. In: MOLL, Jaqueline (Org.) Caminhos da educação integral no Brasil: direito a outros tempos e espaços educativos. Porto Alegre: Penso 2012, p.118-127.

RIBEIRO, Darcy. O livro dos CIEPs. Rio de Janeiro: Bloch, 1986

SANTOS, Milton. Da Sociedade à Paisagem: O Significado do Espaço do Homem. In: Pensando o Espaço do Homem. 5.ed. São Paulo. Edusp, 2004.

TEIXEIRA, Anísio. Centro Educacional Carneiro Ribeiro. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Rio de Janeiro, v. 31, n. 73, p. 78-84, jan./mar. 1959.

YUS, Rafael. Um paradigma holístico para a educação. Revista pedagógica Pátio. Porto Alegre, n. 51, p. 20-22, ago./out., 2009.

Publicado
2014-09-22
Como Citar
Lobato, I., Mendonça, M., & Morais, C. (2014). Espaços educativos na perspectiva da educação integral. Comunicação & Educação, 19(2), 119-127. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v19i2p119-127