O Menino e o Mundo – O simples e o complexo na mesma obra

Autores

  • Cláudia de Almeida Mogadouro Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v19i2p161-166

Palavras-chave:

O Menino e o Mundo, Animação brasileira, América Latina, Complexidade e simplicidade

Resumo

O texto analisa a obra O Menino e o Mundo, filme de animação dirigido por Alê Abreu, contando seu processo de produção, abordando os aspectos estéticos e temáticos, além de contextualizar a importância dessa obra no reconhecimento mundial da animação brasileira. O artigo fala de uma obra feita de forma artesanal e com técnicas simples alcançando alto grau de complexidade, tendo como pano de fundo a cultura e a história da América Latina. A experiência estética que o espectador vivencia é algo forte e incomum na recente cinematografia brasileira.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Cláudia de Almeida Mogadouro, Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
    Historiadora, mestre e doutora em Ciências da Comunicação, especialista em Gestão de Processos Comunicacionais. Formadora audiovisual de professores, pesquisadora do Núcleo de Comunicação e Educação (NCE-USP) e do Observatório de Comunicação, Liberdade de Expressão e Censura (OBCOM). Coordenadora do grupo interdisciplinar Cinema Paradiso.

Referências

CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano, artes de fazer. Petrópolis: Vozes, 2003.

MORIN, Edgar. os sete saberes necessários à educação do futuro. São Paulo: Cortez, 2001.

O menino e o mundo. Direção: Alê Abreu. Brasil, 2014. 80 min.

Downloads

Publicado

2014-09-22

Como Citar

O Menino e o Mundo – O simples e o complexo na mesma obra. (2014). Comunicação & Educação, 19(2), 161-166. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v19i2p161-166