O Menino e o Mundo – O simples e o complexo na mesma obra

  • Cláudia de Almeida Mogadouro Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
Palavras-chave: O Menino e o Mundo, animação brasileira, América Latina, complexidade e simplicidade.

Resumo

O texto analisa a obra O Menino e o Mundo, filme de animação dirigido por Alê Abreu, contando seu processo de produção, abordando os aspectos estéticos e temáticos, além de contextualizar a importância dessa obra no reconhecimento mundial da animação brasileira. O artigo fala de uma obra feita de forma artesanal e com técnicas simples alcançando alto grau de complexidade, tendo como pano de fundo a cultura e a história da América Latina. A experiência estética que o espectador vivencia é algo forte e incomum na recente cinematografia brasileira.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cláudia de Almeida Mogadouro, Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
Historiadora, mestre e doutora em Ciências da Comunicação, especialista em Gestão de Processos Comunicacionais. Formadora audiovisual de professores, pesquisadora do Núcleo de Comunicação e Educação (NCE-USP) e do Observatório de Comunicação, Liberdade de Expressão e Censura (OBCOM). Coordenadora do grupo interdisciplinar Cinema Paradiso.
Publicado
2014-09-22
Como Citar
Mogadouro, C. (2014). O Menino e o Mundo – O simples e o complexo na mesma obra. Comunicação & Educação, 19(2), 161-166. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v19i2p161-166