Transletramento: operar a transição digital e o domínio das culturas da informação

  • Divina Frau-Meigs Universidade Sorbonne Nouvelle
Palavras-chave: letramento, transletramento, alfabetização, transição digital, educação para os meios de comunicação.

Resumo

É difícil dizer onde começa a educação e termina o letramento. Isso varia de cultura para cultura, para algumas o letramento é um processo que termina quando a pessoa é educada (modelo europeu continental), enquanto que em outras a educação é o que conduz a pessoa à alfabetização (modelo anglo-saxão). De toda forma, no que se refere à educação para os meios de comunicação, o fundamental é manter os dois termos em debate, e esta é uma tendência verificada na evolução da alfabetização no século XXI. Este artigo aborda o aumento desta forma de alfabetização, que tem por característica não poder prescindir de um conhecimento da informação em suas várias dimensões, sejam elas notícias, dados ou documentos.

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Biografia do Autor

Divina Frau-Meigs, Universidade Sorbonne Nouvelle
Vice-presidente da International Association for Media and Communication Research (IAMRC), consultora da Unesco na área de Mídia e Educação e professora na Universidade Sorbonne, Paris III, França.

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Publicado
2014-09-22
Como Citar
Frau-Meigs, D. (2014). Transletramento: operar a transição digital e o domínio das culturas da informação. Comunicação & Educação, 19(2), 61-73. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v19i2p61-73