Escolas radiofônicas anunciam uma educação regionalista

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v24i1p20-29

Palavras-chave:

escolas, escolas radiofônicas, movimento, cultura, regionalista

Resumo

Este artigo teve como objetivo mostrar o que foi regularmente anunciado nas escolas radiofônicas do Movimento de Cultura Popular de Recife/MCP (1960-1964), através do seu material pedagógico: o Livro de Leitura para Adultos. Pretendeu também mostrar os acontecimentos discursivos presentes na efetivação do MCP: questões sobre municipalização enfatizadas na LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação); “adequação regional” proposta por Anísio Teixeira e a efetivação do Centro Regional de Pesquisas Educacionais do Recife, dirigido por Gilberto Freyre; formulação de uma identidade nacional, com características regionais. Observando o que foi regular no discurso, como nos orienta Michel Foucault, o estudo concluiu que o Livro de Leitura para adultos/escolas radiofônicas trazem ecos das práticas regionalistas almejadas por Gilberto Freyre, ou seja, a constituição de um povo genuíno e autêntico que precisava ser alfabetizado.

 

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Biografia do Autor

  • Kelma Fabíola Beltrão Souza, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

    Doutora em Educação (Teoria e História da Educação) pela UFPE. Atualmente faz Estágio Pós-Doutoral na mesma instituição.

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Publicado

2019-05-31

Como Citar

Escolas radiofônicas anunciam uma educação regionalista. (2019). Comunicação & Educação, 24(1), 20-29. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v24i1p20-29