Formação de professores de Educação Física e usos de conceitos do campo comunicacional para pensar o ensino

Autores

  • Allyson Carvalho de Araújo Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
  • Marcio Romeu Ribas de Oliveira Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
  • Antonio Fernandes de Souza Júnior Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v24i1p141-153

Palavras-chave:

mediação, narrativa, comunicação, formação continuada, educação física

Resumo

A dinâmica social contemporânea, marcada por aceleradas trocas simbólicas em suportes multilinguagens, tem requerido urgentemente novos processos de ensino-aprendizagem. Objetivamos deste relato de experiência refletir sobre o processo de formação continuada de professores de Educação Física na cidade do Natal (RN) ao acionar conceitos que migram do campo comunicacional, mas que implicam em novas formas de ensinar. A descrição é tributária de uma pesquisa-ação e tem base na observação sistemática dos encontros de formação continuada em 2016. Ao resgatar os conceitos de narrativa e comunicação, além do processo de mediação, observamos que os professores demonstram reconhecer e refletir tais conceitos na medida em que estes são problematizados em práticas pedagógicas possíveis de serem experimentadas no cotidiano escolar.

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Biografia do Autor

  • Allyson Carvalho de Araújo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

    Professor adjunto da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Professor permanente do Programa Pós-Graduação em Educação Física (PPGEF/UFRN). Doutor em Comunicação pela Universidade Federal do Pernambuco (UFPE).

  • Marcio Romeu Ribas de Oliveira, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

    Professor adjunto da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Professor permanente do Programa Pós-Graduação em Educação Física (PPGEF/UFRN). Doutor em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UFRJ).

  • Antonio Fernandes de Souza Júnior, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

    Professor substituto da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Professor da rede pública municipal de Ceará-Mirim (RN). Mestre em Educação Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

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Publicado

2019-05-31

Como Citar

Formação de professores de Educação Física e usos de conceitos do campo comunicacional para pensar o ensino. (2019). Comunicação & Educação, 24(1), 141-153. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v24i1p141-153