Estratégias didáticas para o ensino da língua inglesa na educação básica

Autores

  • Meirilene Alves Fernandes Universidade La Salle
  • Vera Lucia Felicetti Universidade La Salle
  • Antonio Filipe Maciel Szezecinski Universidade La Salle

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v24i1p69-81

Palavras-chave:

ensino, aprendizagem, estratégias didáticas, língua inglesa, quatro habilidades

Resumo

O presente artigo investigou diferentes estratégias didáticas baseadas nas quatro habilidades – ouvir, falar, ler e escrever –, podem contribuir para a melhoria do processo de ensino e aprendizagem da Língua Inglesa no Ensino Fundamental. A pesquisa caracterizou-se por um estudo de caso, de caráter exploratório descritivo e abordagem qualitativa. Após a realização do pré-teste, estratégias didáticas foram desenvolvidas na contação da história de Snow White and the Seven Dwarfs. Após o desenvolvimento das estratégias aplicou-se o pós-teste. A análise realizada no pré-teste, pós-teste e no corpus constituído dos relatórios realizados em cada aula evidenciaram que diferentes estratégias didáticas usadas no ensino do Inglês podem contribuir para a melhoria não somente do processo de aprendizagem dos alunos, mas também do processo de ensino. 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Meirilene Alves Fernandes, Universidade La Salle

    Mestre em Educação pela Universidade La Salle.

  • Vera Lucia Felicetti, Universidade La Salle

    Coordenadora e professora no curso de Pós-Graduação em Educação da Universidade La Salle e professora no curso de Matemática.

  • Antonio Filipe Maciel Szezecinski, Universidade La Salle

    Doutorando no Programa de Pós-graduação em Educação  da Universidade La Salle.

Referências

ALMEIDA FILHO, José Carlos P. Dimensões comunicativas no ensino de línguas estrangeiras. 8. ed. Campinas: Pontes, 2015.
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 23 dez. 1996. Seção 1, p. 27833.
BRASIL. Medida Provisória nº 746, de 22 de setembro de 2016. Institui a política de fomento à implementação de escolas de Ensino Médio em tempo integral, altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, e a Lei nº 11.494, de 20 de junho de 2007, que regulamenta o fundo de manutenção e desenvolvimento da educação básica e de valorização dos profissionais da educação, e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 17 fev. 2017. Seção 1, p. 1. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2016/Mpv/mpv746.htm?. Acesso em: 20 fev. 2018.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do Ensino Fundamental: Língua estrangeira. Brasília, DF: Ministério da Educação; Secretaria de Educação Fundamental, 1998.
BRITISH COUNCIL. O ensino de inglês na educação pública brasileira. São Paulo: British Council, 2015. Disponível em: https://www.britishcouncil.org.br/sites/default/files/estudo_oensinodo inglesnaeducacaopublicabrasileira.pdf. Acesso em: 9 jan. 2016.
ELLIS, R. Task-based language and teaching. Oxford: Oxford University Press, 2003.
KRASHEN, Stephen D. Principles and practice in second language acquisition. Oxford: Pergamon, 1987.
LADO, Robert. Introdução à linguística aplicada. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 1972.
LARSEN-FREEMAN, Diane. Teaching and principles in language teaching. 2. ed. Oxford: Oxford University Press, 1986.
LINDSAY, Paul. Teaching English worldwide: a new practical guide to teaching English. Burlingame: Alta Book Center Publishers, 2000.
MORAES, Roque; GALIAZZI, Maria do Carmo. Análise textual discursiva. Ijuí: Editora Unijuí, 2007.
OXFORD, Rebecca. Language learning strategies: what every teacher should know. Boston: Heinleand Heinle, 1990.
PAIVA, Vera Lúcia Meneses de Oliveira e. A língua inglesa no Brasil e no mundo. In: PAIVA, Vera Lúcia Meneses de Oliveira e (org.). Ensino de língua inglesa – reflexões e experiências. Campinas: Pontes, 1996. p. 9-29.
PILETTI, Claudino. Didática geral. 11. ed. São Paulo: Ática, 2007.
SANTANA, Givaldo Melo de. Metodologia do ensino-aprendizagem de línguas. São Cristóvão: Universidade Federal de Sergipe; Cesad, 2009.
SOUZA, Maria Gleide Macêdo. A prática pedagógica do professor de língua inglesa nas escolas públicas do Ensino Médio. 2005. 150 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2005.
SPICER-ESCALANTE, Maria Luisa; DEJONGE-KANNAN, Karin. Cultural mismatch in pedagogy workshops: training non-native teachers in communicative language Teaching. Theory and Practice in Language Studies, [S. l.], v. 4, n. 12, p. 2.437-2.444, 2014.
WIDDOWSON, Henry G. Aspects of language teaching. Oxford: Oxford University Press, 1990.

Publicado

2019-05-31

Como Citar

Estratégias didáticas para o ensino da língua inglesa na educação básica. (2019). Comunicação & Educação, 24(1), 69-81. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v24i1p69-81