A educação de hoje rumo à educação planetária de amanhã

Autores

  • Lucilene Cury, Profa. Dra. Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes https://orcid.org/0000-0002-7426-1903
  • Marciel Consani Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v24i2p78-87

Palavras-chave:

educação, educação a distância, mídias digitais, formação de educadores, educomunicação

Resumo

Este artigo propõe o início de uma discussão ampla e aberta sobre as questões que afetam a educação hoje por conta dos impactos das mídias digitais num contexto de permanente conexão com o processo de ensino-aprendizagem. A premissa básica é que as demandas e os desafios da educação a distância (EaD) são, em princípio, os mesmos que afetam a educação como um todo, ambas profundamente impactadas pelo paradigma da complexidade em dimensão planetária – conceitos iluminadores abordados na obra de Edgar Morin. Ao final desta série de reflexões, almeja-se pontuar a necessidade de um olhar que transcenda as questões puramente tecnológicas e operacionais, ao mesmo tempo que reafirme a importância e a pertinência da abordagem educomunicativa.

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Biografia do Autor

  • Lucilene Cury, Profa. Dra., Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes

    Docente e pesquisadora do Departamento de Comunicações e Artes da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo (USP).

  • Marciel Consani, Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes

    Docente e pesquisador do Departamento de Comunicações e Artes da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo (USP).

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Publicado

2019-12-30

Como Citar

A educação de hoje rumo à educação planetária de amanhã. (2019). Comunicação & Educação, 24(2), 78-87. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v24i2p78-87