Espaços educativos na perspectiva da educação integral

Autores

  • Iolene Mesquita Lobato Universidade Federal de Goiás
  • Mercês Pietsch Cunha Mendonça Universidade Federal de Goiás
  • Carlla Barbosa de Morais Universidade Federal de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v19i2p119-127

Palavras-chave:

Professores, Educação básica, Educação integral, Espaços educativos, Cidade de Goiás

Resumo

A proposta deste artigo é discutir o potencial educacional dos espaços educativos. A investigação percorre o cotidiano das aulas de ciências e tem como instrumento a observação participante. A amostra da pesquisa é composta de 23 alunos do sexto ano do ensino fundamental da Escola Estadual de Tempo Integral, na cidade de Goiás. Os pressupostos teóricos que direcionam a investigação estão pautados nas concepções de Anísio Teixeira, Darcy Ribeiro, Jaqueline Moll entre outros. Como parte dos resultados, evidenciou- -se que os espaços educativos, mais notadamente a nascente do rio Vermelho localizado na Serra Dourada, contribuem de forma significativa na formação integral de crianças e adolescentes.

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Biografia do Autor

  • Iolene Mesquita Lobato, Universidade Federal de Goiás
    Graduada em Ciências Sociais, Especialista em História Cultural e Mestre em Antropologia Social. Atualmente Coordenadora de Tutoria do Curso de Educação Integral e Integrada da UFG.
  • Mercês Pietsch Cunha Mendonça, Universidade Federal de Goiás
    Graduada em Ciências Biológicas, mestre em Biologia e doutora em Agronomia pela Universidade Federal de Goiás. Professora associada do CEPAE-UFG e coordenadora do Curso de Extensão em Educação Integral e Integrada CEPAE-UFG.

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Publicado

2014-09-22

Como Citar

Espaços educativos na perspectiva da educação integral. (2014). Comunicação & Educação, 19(2), 119-127. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v19i2p119-127