Design thinking na publicidade

uma proposta de ensino-aprendizagem para o desenvolvimento de projetos

Autores

  • Amarinildo Osório de Souza Instituto Federal do Amazonas
  • Andréa Pereira Mendonça Instituto Federal do Amazonas

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v24i1p30-43

Palavras-chave:

Alinhamento Construtivo, Design Thinking, Ensino de Publicidade, Projetos Publicitários, Roteiros de Aprendizagem

Resumo

Neste artigo, apresentamos uma proposta de ensino-aprendizagem para o desenvolvimento de projetos publicitários com design thinking (DT), considerando como público-alvo estudantes de graduação em Publicidade e Propaganda. A revisão bibliográfica compreende os temas: ensino de projetos publicitários, DT e alinhamento construtivo (AC); seguida do detalhamento da proposta de ensino-aprendizagem e dos elementos que a compõem. Os resultados obtidos evidenciaram a efetividade da proposta de ensino-aprendizagem e apontam a imersão como a fase do DT que os alunos sentem mais dificuldade de realizar. A proposta pode auxiliar professores da área a replicar a experiência por meio dos materiais e recursos disponibilizados e, além disso, o próprio percurso de construção pode servir como orientação para compor outras propostas visando o ensino de Publicidade e Propaganda.

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Biografia do Autor

  • Amarinildo Osório de Souza, Instituto Federal do Amazonas

    Publicitário e especialista em marketing estratégico. Mestre em Ensino Tecnológico pelo Instituto Federal do Amazonas (IFAM), Linha 2 – Recursos para o Ensino Técnico e Tecnológico.

  • Andréa Pereira Mendonça, Instituto Federal do Amazonas

    Doutora em Ciência da Computação, professora do curso de Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico do Instituto Federal do Amazonas (IFAM) e líder do grupo de pesquisa Investigação sobre Recursos e Práticas de Ensino na mesma instituição.

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Publicado

2019-05-31

Como Citar

Design thinking na publicidade: uma proposta de ensino-aprendizagem para o desenvolvimento de projetos. (2019). Comunicação & Educação, 24(1), 30-43. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v24i1p30-43