Oficina de fanzine

práticas de educomunicação com alunos da Casa da Ciência

Autores

  • Gabriella Zauith Casa da Ciência. Hemocentro de Ribeirão Preto
  • Ângelo Rogério Davanço
  • Marisa Ramos Barbieri Casa da Ciência

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v24i1p56-68

Palavras-chave:

educomunicação, fanzine, Casa da Ciência do Hemocentro de Ribeirão Preto, Adote um Cientista, ensino fundamental e médio

Resumo

A prática educomunicativa visa ampliar a expressão comunicativa de jovens. O objetivo do presente artigo é apresentar resultados da oficina de fanzine da Casa da Ciência, como uma prática educomunicativa. A produção de fanzines foi realizada por meio de oficinas ministradas por jornalistas, durante os anos de 2017 e 2018, como complemento às atividades do Adote um Cientista, programa com alunos do ensino fundamental e médio. Foram produzidos mais de cem fanzines, com tema baseados em palestras e grupos de iniciação científica. Os alunos tiveram oportunidade de desenvolver habilidades, dentre elas o planejamento, envolvendo escolha de temas, produção de textos, ilustrações e finalização. Como resultado, os alunos se tornaram autores de textos e ilustrações, evidenciando aprendizagem de conceitos científicos e de formas de compartilhar conhecimento numa linguagem adequada ao público em geral.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Gabriella Zauith, Casa da Ciência. Hemocentro de Ribeirão Preto

    Casa da Ciência – Hemocentro de Ribeirão Preto/SP. Doutora em educação, formada em jornalismo e pedagogia, e professora universitária.

  • Ângelo Rogério Davanço

    Jornalista com especialização em Linguagens Midiáticas. Editor do zine A Falecida, de Ribeirão Preto/SP.

  • Marisa Ramos Barbieri, Casa da Ciência

    Coordenadora da Casa da Ciência. Professora aposentada colaboradora da Universidade de São Paulo (USP).

Referências

BEZERRA, Júlio César Oliveira; OLIVEIRA, Thascilla Emanuelly da Silva;
ALMEIDA, Ligia Beatriz Carvalho de. Fanzine como ferramenta pedagógica educomunicativa. In: CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO NA REGIÃO
NORDESTE, 19., 2017, Fortaleza. Anais […]. Fortaleza: Estácio FIC, 2017. p. 1-10.
DAVANÇO, Angelo. Faça Zine: o mundo criativo dos fanzines. Ribeirão Preto: Casa da Ciência, 2017. 1 vídeo (28 min). Publicado pelo canal Casa da Ciência. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=dg4jSl3tSSg&list=PLDDdpAkj09-S7vuIMMI273MdpnNYz8GIG&index=49. Acesso em: 20 jun. 2018.
MAGALHÃES, Henrique. O rebuliço apaixonante dos fanzines. João Pessoa: Marca de Fantasia, 2003.
MAGALHÃES, Henrique. A nova onda dos fanzines. João Pessoa: Marca de Fantasia, 2004.
MAGALHÃES, Henrique. A mutação radical dos fanzines. João Pessoa: Marca de Fantasia, 2005.
MORENO, Ana Carolina. Brasil cai em ranking mundial de educação em ciências, leitura e matemática. G1 Educação, São Paulo, 6 dez. 2016. Disponível em: https://g1.globo.com/educacao/noticia/brasil-cai-emranking-mundial-de-educacao-em-ciencias-leitura-e-matematica.ghtml. Acesso em: 19 jun. 2018.
NEGRI, Ana Camilla. Quarenta anos de fanzine no Brasil: o pioneirismo de Edson Rontani. In: ENCONTRO DOS NÚCLEOS DE PESQUISA DA INTERCOM, 5., 2005, Rio de Janeiro. Anais […]. Rio de Janeiro: UERJ, 2005.
PAUDA, Jucimara. Angelo Davanço semeia o amor pelo Fanzine há 26 anos. Blog Livro Sem Frescura, [s.l.], 1º jun. 2017. Disponível em: http://blogs.acidadeon.com/blogs/livrosemfrescura/2017/06/01/angelo-davancosemeia-
o-amor-pelo-fanzine-ha-26-anos/. Acesso em: 20 maio 2018
SANTOS, Roberto Elísio dos; SANTOS, José Luiz dos. Educomunicação: histórias em quadrinhos no ensino de Artes. Comunicação & Educação, São Paulo, v. 22, n. 1, p. 31-42, 2017.
SANTOS, Rosemary Conceição dos; BARBIERI, Marisa Ramos; SANCHEZ, Roberto Galetti. Alfabetização científica e iniciação científica: da assimilação de conceitos ao comportamento científico. RBPG, Brasília, DF, v. 14, 2017.
SOARES, Ismar de Oliveira. Educomunicação: um campo de mediações. Comunicação & Educação, São Paulo, n. 19, p. 12-24, 2000.
TRIGO, Fernando Rossi; PRADO, Flávia Fulukava do; PERTICARRARI, André;
BARBIERI, Marisa Ramos. Memória e divulgação: ações educacionais da Casa da Ciência do Hemocentro de Ribeirão Preto na difusão do conhecimento. Revista Brasileira de Extensão Universitária, Chapecó, v. 8, n. 2, p. 91-102, 2017.
ZAUITH, Gabriella. Escrevendo e aprendendo. Casa da Ciência, Ribeirão Preto, 13 abr. 2017. Disponível em: http://www.casadaciencia.com.br/escrevendo-eaprendendo/. Acesso em: 20 maio 2018.

Publicado

2019-05-31

Como Citar

Oficina de fanzine: práticas de educomunicação com alunos da Casa da Ciência. (2019). Comunicação & Educação, 24(1), 56-68. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v24i1p56-68