Hishikawa Moronobu: from paintings to prints

Autores

  • Madalena Natsuko Hashimoto Cordaro

DOI:

https://doi.org/10.11606/ej.v17i0.141707

Palavras-chave:

Pintura japonesa, gravura japonesa, Yoshiwara, Período Edo, análise visual, ukiyo-e ukiyo-zôshi.

Resumo

O primeiro pintor e idealizador de gravuras ukiyo-e conhecido que produziu imagens dos bairros do prazer, suas cortesas e habitantes foi Hishikawa Moronobu, cujo rolo de pintura Yoshiwara Fuzoku Zuken, publicado no catálogo do Museu Goto, foi analisado em comparação com o álbum Yoshiwara-no tei, que versa sobre o mesmo tema, publicado na técnica de impressão linear (sumizuri-e). Outras fontes de artistas contemporâneos tais como Sukenobu, que idealizou muitos tipos de cortesas e beldades em geral,e alguns enxertos literários extraídos de Saikaku também foram analisados, pois eles clarificam certas características intimamente relacionadas com Moronobu, não somente em seu aspecto temático mas também em sua criação de um novo meio pictórico. Os rolos foram interpretados aqui também como literatura, literatura visual, devido ao modo como as imagens se interligam e narram histórias. Mudanças de cenas, escolha de certos aspectos, descrições de espaços externos e internos, representação de personagens variados do “mundo flutuante” foram analisados segundo seu tratamento nos dois meios, rolo de pintura e álbum de xilogravuras.

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Edição

Seção

não definida

Como Citar

Hishikawa Moronobu: from paintings to prints. (1997). Estudos Japoneses, 17, 129-140. https://doi.org/10.11606/ej.v17i0.141707