A disciplina estatística no curso de pedagogia da USP: uma abordagem histórica

Autores

  • Viviane Lovatti Ferreira Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
  • Laurizete Ferragut Passos Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1517-97022015041819

Resumo

Este artigo apresenta uma abordagem histórica acerca da disciplina estatística no curso de pedagogia da Universidade de São Paulo – USP (1939-1999). O objetivo foi investigar as origens da disciplina, os conteúdos e métodos propostos e seu papel na formação do pedagogo. A análise documental e a história oral foram utilizadas como recursos metodológicos. Fundamentando-se na história do currículo, a pesquisa dialogou especialmente com as ideias centrais de Ivor Goodson, ao compreender o currículo como construção social e investigar como e por que certo conhecimento é ensinado (ou não) em determinado contexto histórico. Constatou-se que a estatística foi considerada muito importante para a área educacional na primeira metade do século XX, por contribuir com a produção de diagnósticos para o planejamento de políticas públicas, com os trabalhos de inspeção escolar e com a classificação de alunos. Com origem nos cursos de administradores escolares do Instituto de Educação da Universidade de São Paulo nos anos 1930, a estatística ganhou espaço no curso de pedagogia, criado em 1939, mantendo-se presente no currículo, ainda que tenha passado por várias reformulações curriculares. A partir dos anos 1980, começou a sofrer limitações no campo educacional, seja pelo enfoque das pesquisas educacionais, que perderam gradualmente o cunho quantitativo, seja pela redefinição do curso de pedagogia, que passou a defender a docência como a base da formação do pedagogo.

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Publicado

2015-06-01

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

A disciplina estatística no curso de pedagogia da USP: uma abordagem histórica . (2015). Educação E Pesquisa, 41(2), 461-476. https://doi.org/10.1590/S1517-97022015041819