v. 40 n. 4 (2014)

					Visualizar v. 40 n. 4 (2014)
Publicado: 2014-12-01

Editorial

  • A internacionalização dos periódicos brasileiros de educação: tensões de um processo em curso

    Marília Pinto de Carvalho, Lúcia Helena Sasseron
    869-876
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-970220144004001

Artigos

  • O conceito de compensação no diálogo de Vigotski com Adler:desenvolvimento humano, educação e deficiência

    Débora Dainez, Ana Luiza Bustamante Smolka
    1093-1108
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-97022014071545
  • Possíveis relações entre percepções de violência dos alunos, clima escolar e eficácia coletiva

    Marcela Brandão Cunha
    1077-1092
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-97022014005000010
  • Breve história do ensino superior brasileiro e da formação de professores para a escola secundária

    Núria Hanglei Cacete
    1061-1076
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-97022014005000011
  • Faces e metamorfoses do poder: uma sociografia dos ministros da educação no Portugal democrático

    Pedro Abrantes, Cristina Roldão
    1045-1060
    DOI: https://doi.org/10.1590/s1517-97022014041384
  • Escrileituras: um modo de ler-escrever em meio à vida

    Sandra Mara Corazza, Carla Gonçalves Rodrigues, Ester Maria Dreher Heuser, Silas Borges Monteiro
    1029-1043
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-97022014121435
  • Literatura y competencia comunicativa: ¿Matrimonio mal avenido?

    Ximena Troncoso Araos
    1015-1028
    DOI: https://doi.org/10.1590/s1517-97022014051453
  • A revista Ciência Hoje das Crianças no letramento escolar: a retextualização de artigos de divulgação científica

    Sheila Alves de Almeida, Marcelo Giordan
    999-1014
    DOI: https://doi.org/10.1590/s1517-97022014041219
  • Disponibilidad y uso de TIC en escuelas latinoamericanas: incidencia en el rendimiento escolar

    Marcela Román, F. Javier Murillo
    879-895
    DOI: https://doi.org/10.1590/s1517-97022014121528
  • As boas práticas com TIC e a utilidade atribuída pelos alunos recém-integrados na universidade

    María Carmen Ricoy, Maria João V. S. Couto
    897-912
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-97022014005000005
  • La confiabilidad de la información en Internet: criterios declarados y utilizados por jóvenes estudiantes mexicanos

    Marina Kriscautzky, Emilia Ferreiro
    913-934
    DOI: https://doi.org/10.1590/s1517-97022014121511
  • Diagnóstico de competências individuais de tutores que atuam na modalidade a distância

    João Paulo Fonseca Borges, Francisco Antonio Coelho Junior, Cristiane Faiad, Natália Ferreira da Rocha
    935-951
    DOI: https://doi.org/10.1590/s1517-97022014121642
  • Olhares e reflexões contemporâneas sobre o triângulo sociedade-educação-tecnologias e suas influências no ensino das ciências

    Carla Morais, João Paiva
    953-964
    DOI: https://doi.org/10.1590/s1517-97022014121411
  • Contribution for the teaching of natural sciences: Mapuche and school knowledge

    Segundo Quintriqueo M., Daniel Quilaqueo R., Héctor Torres
    965-982
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-97022014005000009
  • Olhares epistemológicos e a pesquisa educacional na formação de professores de ciências

    Alberes de Siqueira Cavalcanti
    983-998
    DOI: https://doi.org/10.1590/s1517-97022014121459
  • Michael Young e o campo do currículo: da ênfase no "conhecimento dos poderosos" à defesa do "conhecimento poderoso"

    Cláudia Valentina Assumpção Galian, Paula Baptista Jorge Louzano
    1109-1124
    DOI: https://doi.org/10.1590/s1517-97022014400400201