v. 42 n. 2 (2016)

Publicado: 2016-06-01

Editorial

  • Valores, intenções e condições para a educação e o ensino

    Cláudia Valentina Assumpção Galian, Lúcia Helena Sasseron
    303-309
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-970220164202001

Entrevista

Artigos

  • Avaliação com itens abertos: validade, confiabilidade, comparabilidade e justiça

    Sônia Ferreira Lopes Toffoli, Dalton Francisco de Andrade, Antonio Cezar Bornia, Gladys Quevedo-Camargo
    343-358
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-9702201606135887
  • O interesse de estudantes de pedagogia pela docência

    Denise Freitas Brandão, Maria Benedita Lima Pardo
    313-329
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-9702201606142126
  • Escola, ensino médio e juventude: a massificação de um sistema e a busca de sentido

    Elisete Medianeira Tomazetti, Vitor Schlickmann
    331-342
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-9702201606139017
  • La competencia mediática en educación primaria en el contexto español

    Antonia Ramírez García, Jacqueline Sánchez-Carrero, Paloma Contreras-Pulido
    375-394
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-9702201606143127
  • Ciências sociais e intelectualidade: ciência, educação e política

    Lívia Bocalon Pires de Moraes
    395-409
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-9702201606140748
  • Educação do corpo e higiene escolar na imprensa do Rio de Janeiro (1930-1939)

    Edivaldo Góis Junior, Leonardo Mattos da Motta Silva
    411-426
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-9702201606147225
  • Tensões sobre o ensino da língua portuguesa: interfaces entre gênero e análise linguística

    Telma Ferraz Leal, Ana Carolina Perrusi Brandão, Leila Nascimento da Silva
    427-442
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-9702201606144985
  • O ensino do design de moda: o uso da moulage como ferramenta pedagógica

    Jonathan Gurgel de Lima, Isabel Cristina Italiano
    477-490
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-9702201606140330
  • Plano educacional para uma biblioteca infantojuvenil: projetando ações e mediações

    Cristina Carvalho
    507-523
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-9702201606141347
  • Rendimiento académico e interacción sociocognitiva de estudiantes en un entorno virtual

    Ana Borgobello, Néstor Daniel Roselli
    359-374
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-9702201606143478
  • A educação em sexualidade na escola itinerante do MST: percepções dos(as) educandos(as)

    Luiz Fabiano Zanatta, Silvia Piedade de Moraes, Maria José Dias de Freitas, José Roberto da Silva Brêtas
    443-458
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-9702201606144556
  • Multicultura e interculturalidad: implicaciones de una ausencia en la educación

    Fernando Carlos Aguero-Contreras, Cándida Rosa Urquiza-García
    459-475
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-9702201606146327
  • O pensamento de Dermeval Saviani e a educação em museus de ciências

    Rafael Cava Mori, Antonio Aprigio da Silva Curvelo
    491-506
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-9702201604144612
  • Atividades em um centro de ciências: motivos estabelecidos por educadores, suas concepções e articulações com a escola

    Geide Rosa Coelho, Vitor de Carvalho Breda, Thales Renan de Aguiar Brotto
    525-538
    DOI: https://doi.org/10.1590/s1517-9702201606142837