A representação da mulher nas cantigas de Santa Maria

Autores

  • Alex Rogério Silva Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP - Campus de Franca

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2318-8855.v1i1p73-89

Palavras-chave:

Mulheres, Idade Média, Cantigas, Ordens Monásticas

Resumo

Na Idade Média, as mulheres foram em larga medida retratadas de modo negativo, sendo caracterizadas como filhas de Eva, a pecadora, e responsável pela queda da humanidade em pecado. No entanto, no século XIII, a partir do culto mariano é possível notar deslocamento nas formas de definir as mulheres, apontando a Virgem como a redentora, a escolhida por Deus para ser a mãe do seu filho. A partir disso, a mulher deixa de ser vista em certas situações como a encarnação do mal para ser considerada um ser apto a praticar grandes virtudes cristãs. Tal culto valorizou a virgindade como forma de consagração a Deus, sensibilizando, a partir da imagem de Maria, milhares de jovens a ingressarem nas instituições religiosas católicas. O objetivo desta pesquisa é refletir sobre a representação das mulheres a partir da figura das monjas na Península Ibérica do século XIII. Utilizando para tal o conjunto de cantigas religiosas conhecidas como Cantigas de Santa Maria, compostas pelo rei D. Afonso X, o Sábio, rei de Leão e Castela. A proposta se firma a partir do referencial teórico de Roger Chartier de Representação. Nesse sentido, procuraremos elucidar quais os motivos que levaram as mulheres a serem consideradas como filhas de Eva, quais os pecados típicos característicos do sexo feminino e o imaginário que permeia os eclesiásticos sobre tal figura. Em um segundo plano, a partir da leitura das cantigas, visa-se analisar os modelos de conduta que são desempenhados pelas religiosas e quais deles devem ser seguidos para alcançar a salvação.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Alex Rogério Silva, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP - Campus de Franca
    Graduando em História pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP - Campus de Franca, com especialidade em História das Mulheres na Idade Média

Referências

BLOCH, R. Howard. Misoginia medieval e a invenção do amor romântico ocidental (tradução de Cláudia Moraes). Rio de Janeiro: 34, 1995.

CANDOLO, Teresa. Desejo de Deus e lágrimas – uma chave de leitura monástica para textos de espiritualidade medievais. Comunicação apresentada no XI Congresso Internacional da ABRALIC - Tessituras, Interações, Convergências - 13 a 17 de julho de 2008 na USP – São Paulo, Brasil.

CASAGRANDE, Carla. A Mulher sob Custódia. In: DUBY, Georges; PERROT, Michelle (Orgs). História das Mulheres no Ocidente. Vol. 02: A Idade Média. Trad: (tradução portuguesa com revisão científica de Maria Helena da Cruz Coelho, Irene Maria Vaquinhas, Leontina Ventura e Guilhermina Mota). Porto: Edições Afrontamento, p. 99-141, 1990.

COSTA, Daniel Soares de. As Cantigas de Santa Maria como corpus para a análise linguística. IN: Revista Intertexto, v. 6, nº 1, 2013.

DALARUN, Jacques. Amor e Celibato na Igreja Medieval. São Paulo: Martins Fontes, 1990.

DELUMEAU, Jean. História do Medo no Ocidente: 1300-1800. Trad. de Maria Lúcia Machado. Trad. das notas: Heloísa Jahn. São Paulo: Companhia das Letras, 1989.

DUBY, Georges. Damas do Século XII: Eva e os Padres. Trad: Maria Lúcia Machado. São Paulo: Companhia das Letras, 2001.

______. Damas do Século XII: a Lembrança das Ancestrais. Trad: Maria Lúcia Machado. São Paulo: Companhia das Letras, 1997.

______. O Cavaleiro, a Mulher e o padre: o Casamento na França Feudal. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1988.

______. Idade Média, Idade dos Homens: do Amor e outros Ensaios. Trad. Jônatas Batista Neto. São Paulo: Companhia das Letras, 1989.

______; PERROT, Michelle (Orgs). História das Mulheres no Ocidente. Vol. 02: A Idade Média. Trad: (tradução portuguesa com revisão científica de: Maria Helena da Cruz Coelho, Irene Maria Vaquinhas, Leontina Ventura e Guilhermina Mota). Porto: Edições Afrontamento, 1990.

FIDALGO, E. As Cantigas de Santa Maria. Vigo: Edicións Xerais de Galicia, 2002.

KLAPISCH-ZUBER, Christiane. Introdução. In: DUBY, Georges; PERROT, Michelle (Orgs). História das Mulheres no Ocidente. Vol. 02: A Idade Média. Trad: (tradução portuguesa com revisão científica de: Maria Helena da Cruz Coelho, Irene Maria Vaquinhas, Leontina Ventura e Guilhermina Mota). Porto: Edições Afrontamento, p. 9-23, 1990.

PILOSU, Mario. A Mulher, a Luxúria e a Igreja na Idade Média. Lisboa: Estampa, 1995.

RICHARDS, Jeffrey. Sexo, Desvio e Danação – As minorias na Idade Média. Rio de Janeiro: Jorge Zahar: 1990.

Downloads

Publicado

2014-11-10

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

A representação da mulher nas cantigas de Santa Maria. (2014). Epígrafe, 1(1), 73-89. https://doi.org/10.11606/issn.2318-8855.v1i1p73-89