GESTÃO DO DESIGN NA PRÁTICA: DISCUSSÃO DOS FATORES HUMANOS E PROCESSUAIS ENVOLVIDOS

Autores

  • Bruna Ruschel Moreira Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Maurício Moreira e Silva Bernardes Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Rita Assoreira Almendra Universidade de Lisboa

DOI:

https://doi.org/10.11606/gtp.v13i1.109576

Palavras-chave:

Gestão do Design, Aplicação, Empresas.

Resumo

Com o objetivo de identificar os fatores relacionados com a Gestão do Design (GD) na prática, esta investigação realizou uma pesquisa-ação com cinco companhias brasileiras desenvolvedoras de produtos e atuantes em diferentes segmentos de mercado. Para tanto, foram desenvolvidas 22 atividades que envolveram gestores e colaboradores dessas organizações. As ações foram realizadas através de uma prática integrada em que estavam presentes, ao mesmo tempo, os integrantes das cinco empresas. Ao longo das implementações, foram identificados importantes fatores processuais (descritos como fatores críticos de sucesso, inputs e outputs) e humanos (denominados como vetores positivos, negativos e principais atores) compreendidos como influenciadores do processo de implementação da GD em companhias. Além deles, observaram-se distintos papéis dentre os envolvidos nos níveis estratégico, tático e operacional das companhias e os impactos que eles possuem na dimensão global das organizações. Desta forma, este artigo se propõe a discutir tais resultados e, ao final, busca fazer uma inter-relação entre eles.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Bruna Ruschel Moreira, Universidade Federal do Rio Grande do Sul
    Doutoranda em Design pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestre em Design Estratégico. Especialista em Expressão Gráfica. Graduada em Design de Moda. Professora do Bacharelado em Moda da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos).
  • Maurício Moreira e Silva Bernardes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul
    Graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL) (1993). Mestrado (1996) e Doutorado (2001) em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Pós-Doutorado em Design pelo Institute of Design do Illinois Institute of Technology. Fundador do Núcleo de Desenvolvimento de Produtos (www.ndp.ufrgs.br) e do Portal ARAMIS (http://www.aramis.ufrgs.br/site/conteudo.asp?cod_ctd=83) da UFRGS. Professor Associado da UFRGS. Vice-Coordenador do Núcleo de Desenvolvimento de Produtos da Faculdade de Arquitetura da UFRGS. Vice-Coordenador do Portal ARAMIS e Consultor Ad-Hoc da CAPES e do CNPq. Professor do Programa de Pós-Graduação em Design da UFRGS. Professor Colaborador da Fundação Getúlio Vargas (FGV).
  • Rita Assoreira Almendra, Universidade de Lisboa
    Pós-Doutoranda da Faculdade de Arquitetura da ULisboa desenvolvendo parte do trabaho na UFRGS. Doutorado em Design pela Faculdade de Arquitectura (FA) da Universidade Técnica de Lisboa (UTL). Mestrado em Gestão do Design pela Faculdade de Ciências Económicas e Empresarias (FCEE) da Universidade Católica Portuguesa. Especialização em Gestão e em Marketing pela Universidade Católica Portuguesa. Professora Auxiliar da Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa. Mestrado em Design de Produto e Doutoradoo em Design. Coordenadora da graduação em Cenografia da FA da ULisboa e Cocoordenadora do Mestrado em Museus, Património e Sociedade de conhecimento da FA da ULisboa e do Instituto Politécnico de Tomar. Coordenadora do 1º ano de graduação em Design da FA da ULisboa. Diretora da Incubadora da Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa. Professora no International Doctorate in Design and Innovation (PhDIN). Coordenadora do Núcleo de Design do Centro de Investigação em Arquitectura, Urbanismo e Design (CIAUD) da FA da ULisboa. Integra a Comissão Científica das publicações Design Principles and Practices: an International Journal, do Journal of Design Research e do Strategic Design Research Journal.

Referências

BERNARDES, M.; OLIVEIRA, G.; VAN DER LINDEN, J. ICD Project: in pursuit of guidelines to increase competitiveness in the Brazilian industry through innovative product Design management. Journal of Modern Project Management, Trois-Rivières, v. 2, n. 3, p. 62-75, 2015.

BEST, K. Design management: managing Design strategy, process and implementation. Switzerland: AVA, 2006.

BORJA DE MOZOTA, B. Design management: using Design to build value and corporate innovation. New York: Allworth, 2003.

BRUCE, M.; COOPER, R.; VAZQUEZ, D. Effective Design management for small businesses. Design Studies, Amsterdam, v. 20, n. 3, p. 297-315, 1999.

CABRAL, G. G. Gestão de Design em indústrias de produtos de uso: um estudo de caso na Companhia Industrial de Vidros (CIV). 2008. 168 f. Dissertação (Mestrado em Design) – Programa de Pós-Graduação em Design, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2008.

DUMAS, Â.; MINTZBERG, H. Managing Design: Designing Management. Design Management Journal, Hoboken, v. 1, n. 1, p. 36-46, 1989.

GIMENO, J. M. I. Diseño e innovación: la gestión del diseño en la empresa. Madrid: McGraw Hill, 2000.

GIRARDI, P.; ROBIN, W. Analysis of collaboration for Project management. Computers in Industry, Amsterdam, v. 57, n. 8, p. 817-826, 2006.

GORB, P. Design management. New York: Van Nostrand Reinhold, 1990.

GORB, P.; DUMAS, Â. M. P. Silent Design. Design Studies, Amsterdam, v. 8, n. 3, p. 150-156, jul. 1987.

HALES, C. Analysis of the engineering Design process in an industrial context. Cambridge: Cambridge University, 1987.

JOHNSON, M. P.; McHATTIE, L. Making Design Explicit in Organisational Change: Detour or Latour. In: ACADEMIC DESIGN MANAGEMENT CONFERENCE: Design Management in an Era of Disruption, 19., 2014, London. Proceedings… Boston: Design Management Institute, 2014. p. 880-900.

JOZIASSE, F. Corporate strategy: bringing Design management into the fold. In: LOCKWOOD, T.; WALTON, T. (Eds.). Building Design strategy: using Design to achieve key business objectives. New York: Allworth, 2008.

KOOTSTRA, G. The incorporation of Design Management in Today’s Business Practices: an analysis of Design management practices in Europe. Rotterdam: Design Management Europe, 2009.

KUMAR, V. 101 Design Methods: a structured approach for driving innovation in your organization. New Jersey: John Wiley & Sons, 2012.

LIBÂNIO, C. Competências na formação e integração de indivíduos e equipes na Gestão do Design: um framework para a indústria do vestuário. 2014. 167 f. Tese (Doutorado em Engenharia da Produção) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2014.

LIBÂNIO, C.; AMARAL, F. Aspectos da gestão de Design abordados em dissertações e teses no brasil: uma revisão sistemática. Revista Produção Online, Florianópolis, v. 11, n. 2, p. 565-594, jun. 2011.

LIEDTKA, J.; ROSEN, R.; WILTBANK, R. The catalyst: how you can become an extraordinary growth leader. New York: Crown Business, 2009.

MARTINS, R. F. de F. A gestão de Design como uma estratégia organizacional: um modelo de integração do Design em organizações. 2004. 202 f. Tese (Doutorado em Engenharia da Produção) – Centro Tecnológico, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2004.

MINUZZI, R.; PEREIRA, A.; MERINO, E. A. D. Teoria e Prática na Gestão do Design. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE PESQUISA EM DESIGN, 2., 2003, Rio de Janeiro. Anais… Rio de Janeiro: Anped, 2003.

PHILLIPS, P. L. Creating the perfect design brief: how to manage design for strategic advantage. 2. ed. New York: Allworth, 2012.

POWELL, E. Developing a framework for Design Management. Design Management Journal, Boston, v. 9, n. 3, p. 9-13, 1998.

TEIXEIRA, J.; SCHOENARDIE, R.; MERINO E. A. D. Design Management: management levels and project development relations. In: ACADEMIC DESIGN MANAGEMENT CONFERENCE: Design Management in an Era of Disruption, 16., 2011, Hong Kong. Proceedings… Boston: Design Management Institute, 2011. p. 194-201.

VOM STAMM, B. Managing innovation: Design and creativity. 2. ed. New Jersey: John Wiley & Sons, 2008.

WALTON, T. Design Management as a business and academic discipline. Design Management Journal, Boston, v. 1, p. 5-7, 2000.

WOLFF, F. Sistemática de avaliação da gestão de Design em empresas. 2010. 233 f. Tese (Doutorado em Engenharia da Produção) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2010.

Downloads

Publicado

2018-02-01

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

MOREIRA, Bruna Ruschel; BERNARDES, Maurício Moreira e Silva; ALMENDRA, Rita Assoreira. GESTÃO DO DESIGN NA PRÁTICA: DISCUSSÃO DOS FATORES HUMANOS E PROCESSUAIS ENVOLVIDOS. Gestão & Tecnologia de Projetos, São Carlos, v. 13, n. 1, p. 59–74, 2018. DOI: 10.11606/gtp.v13i1.109576. Disponível em: https://revistas.usp.br/gestaodeprojetos/article/view/109576.. Acesso em: 23 abr. 2024.