ANÁLISE DO PERFIL DOS GESTORES DE ESPAÇOS MAKERS PROFISSIONAIS NA CIDADE DE PORTO ALEGRE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/gtp.v13i1.134484

Palavras-chave:

Movimento Maker, Espaços Maker, Gestão, Perfil do Gestor

Resumo

Espaços makers são ambientes comunitários nos quais os membros compartilham o acesso a ferramentas com a finalidade de produzir bens físicos. Os gestores destes espaços tendem a desenvolver negócios estreitamente relacionados às suas áreas de interesse pessoal. Ou seja, ao considerar gestores como tomadores de decisão capazes de definir políticas e estratégias adotadas na organização, observa-se que as motivações de cada indivíduo influenciam nas decisões tomadas a respeito do espaço. Este artigo tem como objetivo investigar os perfis dos gestores a fim de identificar possíveis convergências e divergências entre esses. A pesquisa foi realizada por meio de análise qualitativa exploratória, com aplicação de entrevista semiestruturada, com três gestores dos espaços makers profissionais em Porto Alegre (RS). A pesquisa faz parte de um estudo desenvolvido pelos pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Design da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com a intenção de aproximar os conhecimentos de gestão ao movimento maker. No resultado, foram identificadas três tipologias: (1) gestor de espaço maker empresário, que se caracteriza por uma alta consciência social e orientação para o futuro; (2) gestor de espaço maker artesão, que se caracteriza pela fidelidade à educação e às práticas tradicionais; e (3) gestor de espaço maker tecnológico, que apresenta perfil curioso para novas tecnologias e apoia a colaboração em redes digitais. O desenvolvimento deste estudo revelou que espaços makers podem convergir em suas estruturas físicas, entretanto, terão características distintas, geradas de acordo com o perfil de sua gestão.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Pâmela Cardoso da Rosa, Universidade Federal do Rio Grande do Sul
    Graduada em Design pela Universidade de Caxias do Sul (UCS), com ênfase em Design Gráfico e de Produto (2016). Tecnóloga em Programação Visual pelo Instituto Federal de Educação Ciências e Tecnologia Sul-Rio-Grandense (2010). Mestranda do Programa de Pós-Gradução em Design da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) com Foco em Movimeto Maker e no Impacto no Design de Móveis. Bolsista CAPES e atuante no Departamento de Virtual Design.
  • Maurício Moreira e Silva Bernardes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

    Pós-doutorado em Design pelo Institute of Design do Illinois Institute of Technology. Doutor e Mestre em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Graduado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Fundador do Núcleo de Desenvolvimento de Produtos e do Portal ARAMIS da UFRGS. Professor Associado da UFRGS. Vice-Coordenador do Núcleo de Desenvolvimento de Produtos da Faculdade de Arquitetura da UFRGS. Vice-Coordenador do Portal ARAMIS e Consultor Ad-Hoc da CAPES e do CNPQ. Professor do Programa de Pós-Graduação em Design da UFRGS. Professor Colaborador da Fundação Getúlio Vargas (FGV).

  • Underléa Miotto Bruscato, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

    Graduação em Arquitetura pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) (1994). Doutorado em Arquitetura na área de Comunicação Visual em Arquitetura e Design pela Universidade Politécnica da Catalunha (UPC) (2006). Professora Adjunta III na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professora Permanente no Programa de Pós-Graduação em Design. Pesquisadora no Projeto ICD do Núcleo de Desenvolvimento de Produtos (NDP) da UFRGS e no Projeto GABALL – Rede de investigação União Europeia.

Referências

ALDRICH, H. E. The democratization of entrepreneurship? Hackers, makerspaces, and crowdfunding. In: ACADEMY OF MANAGEMENT ANNUAL MEETING, 1., 2014, Philadelphia. Proceedings… Philadelphia: University of Pennsylvania, 2014. p. 1-7.

ANDERSON, C. Makers: the new industrial revolution. New York: Random House, 2012.

ATKINSON, P. Do it yourself: democracy and design. Journal of Design History, Oxford, v. 19, n. 1, p. 1-10, 2006.

BAICHTAL, J. Hack this: 24 incredible hackerspace projects from the DIY movement. Indianapolis: QUE, 2012.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.

BECKER, S. A. et al. NMC/CoSN Horizon Report: 2016 K-12 Edition. Austin: The New Media Consortium, 2016. Disponível em: <https://goo.gl/M4psVb>. Acesso em: 14 abr. 2017.

BRADY, T. et al. MakeAbility: creating accessible makerspace events in a public library. Public Library Quarterly, Abingdon, v. 33, n. 4, p. 330-347, 2014.

BUERKETT, R. S. Make it so: you can start a maker club at your school library! Teacher Librarian, Lanham, v. 41, n. 5, p. 17-20, 2014.

CABEZA, E. U. R.; MOURA, M.; ROSSI, D. Design aberto: prática projetual para a transformação social. Strategic Design Research Journal, Porto Alegre, v. 7, n. 2, p. 56-65, 2014. Disponível em: . Acesso em: 2 maio 2017.

COLEGROVE, T. Editorial board thoughts: libraries as makerspace? Information Technology and Libraries, Ann Arbor, v. 32, n. 1, p. 2-5, 2013.

DAVEE, S.; REGALLA, L.; CHANG, S. Makerspaces: highlights of select literature. [S. l.]: The Maker Education Initiative, 2015. Disponível em: . Acesso em: 2 maio 2017.

DOUGHERTY, D. The maker movement. Innovations, Cambridge, v. 7, n. 3, p. 11-14, 2012.

EYCHENNE, F.; NEVES, H. FAB LAB: a vanguarda da nova revolução industrial. São Paulo: Fab Lab Brasil, 2013.

FLICK, U. Introdução à metodologia de pesquisa: um guia para iniciantes. Porto Alegre: Penso, 2012.

FLICK, U.; Von KARDORFF, E. V.; STEINKE, I. A companion to qualitative research. New York: Sage, 2004.

FOX, S. Third wave do-it-yourself (DIY): potential for prosumption, innovation, and entrepreneurship by local populations in regions without industrial manufacturing infrastructure. Technology in Society, Amsterdam, v. 39, p. 18-30, 2014.

GERDENITSCH, C. et al. Coworking spaces: a source of social support for independent professionals. Frontiers in Psychology, Lausanne, v. 7, p. 1-12, 2016.

GERSHENFELD, N. Fab: the coming revolution on your desktop: from personal computers to personal fabrication. New York: Basic Books, 2005.

______. How to make almost anything: the digital fabrication revolution. Foreign Affairs, Tampa, v. 91, n. 6, p. 43-57, 2012.

HAN, S. Y. et al. Understanding makerspace continuance: a self-determination perspective. Telematics and Informatics, Abingdon, v. 34, n. 4, p. 184-195, 2017.

HATCH, M. The maker movement manifesto: rules for innovation in the new world of crafters, hackers and tinkerers. New York: McGraw-Hill, 2013.

HENRICKS M. Not just a living: the complete guide to creating a business that gives you a life. Cambridge: Perseus Books, 2003.

HLUBINKA, M. et al. Makerspace playbook: School Edition. [S. l.]: Maker Ed, 2013. Disponível em: <https://goo.gl/knx5FU>. Acesso em: 14 abr. 2017.

KIM, T.; SHIN, D. H. Social platform innovation of open source hardware in South Korea. Telematics and Informatics, Abingdon, v. 33, n. 1, p. 217-226, 2016.

KURTI, R. S.; KURTI, D. L.; FLEMING, L. The philosophy of educational makerspaces. Teacher Librarian, Lanham, v. 41, n. 5, p. 8-11, 2014.

KUZNETSOV, S.; PAULOS, E. Rise of the expert amateur: DIY projects, communities, and cultures. In: NORDIC CONFERENCE ON HUMANCOMPUTER INTERACTION: EXTENDING BOUNDARIES, 6., 2010, Reykjavik, Iceland. Proceedings… Reykjavik: ACM, 2010. p. 295-304.

LANDSTRÖM, H. Pioneers in entrepreneurship and small business research. New York: Springer, 2010.

LINDTNER, S. Hackerspaces and the internet of things in China: how makers are reinventing industrial production, innovation, and the self. China Information, New York, v. 28, n. 2, p. 145-167, 2014.

LINDTNER, S.; HERTZ, G. D.; DOURISH, P. Emerging sites of HCI innovation: hackerspaces, hardware startups & incubators. In: SIGCHI CONFERENCE ON HUMAN FACTORS IN COMPUTING SYSTEMS, 2014, Toronto, Ontario. Proceedings… Toronto: ACM, 2014. p. 439- 448.

MAKER ED. High school makerspace tools & materials. [S. l.]: MakerEd, 2012. Disponível em: <https://goo.gl/6EhG7b>. Acesso em: 6 dez. 2015.

MALHOTRA, N. Pesquisa de marketing. 3. ed. Porto Alegre: Bookman, 2001.

MARAVILHAS, S. Fab Labs: estímulo à inovação, usando a fabricação digital. In: INTERNATIONAL SYMPOSIUM ON TECHNOLOGICAL INNOVATION, 7., 2016, Aracaju. Anais eletrônicos… Aracaju: Universidade Federal de Sergipe, 2016. p. 503-512. Disponível em: . Acesso em: 2 maio 2017.

MARCKETTI, S.; NIEHM, L.; FULORIA, R. An exploratory study of lifestyle entrepreneurship and its relationship to life quality. Family and Consumer Sciences Research Journal, Lanham, v. 34, n. 3, p. 241-259, 2006.

MCKAY, G. (Ed.). DIY culture: party and protest in nineties Britain. New York: Verso, 1998.

MIKHAK, B. et al. Fab Lab: an alternate model of ICT for development. In: INTERNATIONAL CONFERENCE ON OPEN COLLABORATIVE DESIGN FOR SUSTAINABLE INNOVATION, 2., 2002, Bangalore. Proceedings… Bangalore: ACM, 2002. p. 1-7.

MILLER, D.; TOULOUSE, J. M. Strategy, structure, CEO personality and performance in small firms. American Journal of Small Business, Baltimore, v. 10, n. 3, p. 47-62, 1986.

NASCIMENTO, S.; PÓLVORA, A. Maker cultures and the prospects for technological action. Science and Engineering Ethics, New York, p. 1-20, 2016.

OLIVER, K. M. Professional development considerations for makerspace leaders, part one: addressing “What?” and “Why?”. TechTrends, New York, v. 60, n. 2, p. 160-166, 2016.

PAPAVLASOPOULOU, S.; GIANNAKOS, M. N.; JACCHERI, L. Empirical studies on the Maker Movement, a promising approach to learning: a literature review. Entertainment Computing, Amsterdam, v. 18, p. 57-78, 2017.

PETERSON, K. M. Community is key to successful library make spaces. The digital Shift, New York, 2013. Disponível em: . Acesso em: 14 abr. 2015.

PINTO, S. L. U. et al. O movimento maker: enfoque nos Fablabs brasileiros. In: CONFERÊNCIA DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE ENTIDADES PROMOTORAS DE EMPREENDIMENTOS INOVADORES, 26. 2016, Fortaleza. Anais… Fortaleza: Anprotec, 2016. Disponível em: . Acesso em: 25 out. 2017.

RIFKIN, J. La tercera revolucion industrial. Madrid: Paidós, 2011.

RUVIO, A. A.; SHOHAM, A. A multilevel study of nascent social ventures. International Small Business Journal, Tanham, v. 29, n. 5, p. 562-579, 2011.

SANTOS, A. Gestão estratégica: conceitos, modelos e instrumentos. Lisboa: Escolar, 2008.

SHERIDAN, K. M. et al. Learning in the making: a comparative case study of three makerspaces. Harvard Educational Review, Cambridge, MA, v. 84, n. 4, p. 505- 531, 2014.

SMITH, N. R. The entrepreneur and his firm: the relationship between type of man and type of company. East Lansing: Bureau of Business and Economic Research, 1967. (Occasional Papers)

STACEY, M. The Fab Lab Network: a global platform for digital invention, education and entrepreneurship. Innovations: Technology, Governance, Globalization, Cambridge, MA, v. 9, n. 1-2, p. 221-238, 2014.

TEIXEIRA, M. L. M.; POPADIUK, S. Confiança e desenvolvimento de capital intelectual: o que os empregados esperam de seus líderes? RAC: Revista de Administração Contemporânea, Curitiba, v. 7, n. 2, p. 73-92, 2003.

TREGEAR, A. Lifestyle, growth, or community involvement? The balance of goals of UK artisan food producers. Entrepreneurship and Regional Development, Abingdon, v. 17, n. 1, p. 1-15, 2005.

TROXLER, P.; SCHWEIKERT, S. Developing a business model for concurrent enterprising at the Fab Lab. In: INTERNATIONAL CONFERENCE ON CONCURRENT ENTERPRISING, 16., 2010, Lugano. Proceedings… Lugano: University of Nottingham, 2010. p. 1-8.

VAN HOLM, E. What are Makerspaces, Hackerspaces, and Fab Labs? SSRN Electronic Journal, Abingdon, p. 2-27, 2015. Disponível em: <https://goo.gl/ZdWgTP>. Acesso em: 12 jan. 2018.

WALKER, E.; BROWN, A. What success factors are important to small business owners? International Small Business Journal, Tanham, v. 22, n. 6, p. 577-594, 2004.

WENNEKERS, S.; THURIK, R. Linking entrepreneurship and economic growth. Small Business Economics, New York, v. 13, n. 1, p. 27-56, 1999.

Downloads

Publicado

2018-02-01

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

ROSA, Pâmela Cardoso da; BERNARDES, Maurício Moreira e Silva; BRUSCATO, Underléa Miotto. ANÁLISE DO PERFIL DOS GESTORES DE ESPAÇOS MAKERS PROFISSIONAIS NA CIDADE DE PORTO ALEGRE. Gestão & Tecnologia de Projetos, São Carlos, v. 13, n. 1, p. 115–126, 2018. DOI: 10.11606/gtp.v13i1.134484. Disponível em: https://revistas.usp.br/gestaodeprojetos/article/view/134484.. Acesso em: 23 abr. 2024.