Simulação como Estratégia para o Ensino de Administração em Enfermagem

Autores

  • Valéria Marli Leonello Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo
  • Maria Madalena Januário Leite Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo
  • Denise Maria de Almeida Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo
  • Cláudia Aparecida Dias Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2525-376X.v2i2p157-159

Palavras-chave:

Educação em Enfermagem, Educação Superior, Exercício de Simulação.

Resumo

Na enfermagem, a simulação pode ser utilizada como um recurso para o ensino de habilidades e atitudes relacionadas a instrumentos gerenciais fundamentais ao trabalho em saúde, entre elas as estratégias de negociação e conflito. Este relato de experiência descreve o uso da simulação como estratégia de ensino na disciplina Administração Aplicada à Enfermagem, do curso de graduação em Enfermagem da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (EEUSP). Para realizar a simulação aqui tematizada, foram desenvolvidas estas etapas: construção do roteiro, montagem do cenário, definição dos participantes, desenvolvimento da simulação e debrifieng. A simulação alcançou seu objetivo ao colocar os discentes de Enfermagem próximos de uma situação real, permitindo a reflexão acerca de suas habilidades e atitudes na resolução de conflitos e negociação.

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Publicado

2017-07-04

Edição

Seção

Relatos

Como Citar

Simulação como Estratégia para o Ensino de Administração em Enfermagem. Revista de Graduação USP, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 157–159, 2017. DOI: 10.11606/issn.2525-376X.v2i2p157-159. Disponível em: https://revistas.usp.br/gradmais/article/view/123921.. Acesso em: 29 mar. 2024.