A importância de Julius Kaiser para a Organização do Conhecimento: um estudo comparativo com as perspectivas de Cutter, Otlet e Ranganathan

Autores

  • Rodrigo de Sales Universidade Federal Fluminense, IACS/GCI.
  • José Augusto Chaves Guimarães Unesp, campus de Marília

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2178-2075.v7i1p43-65

Palavras-chave:

Organização do conhecimento, Indexação, Método analítico-sintético, Julius Kaiser, Cutter, Otlet, Ranganathan

Resumo

A indexação sistemática elaborada por Julius Kaiser em princípios do século XX, embora não tenha alcançado merecido destaque nos cursos e na literatura de Biblioteconomia e Ciência da Informação, ao definir a análise e a síntese de assuntos especializados com base no princípio de categorização, fincou bases fundamentais para o quadro teórico e metodológico da organização do conhecimento. O presente artigo, por meio de em exercício reflexivo, cotejou a forma de organização do conhecimento elaborada por Kaiser com princípios e métodos desenvolvidos por alguns de seus contemporâneos, como Cutter, Otlet e Ranganathan. Revelaram-se interlocuções teóricas e metodológicas que fundamentalmente colocam Kaiser no rol dos desenvolvedores centrais do campo epistemológico da organização do conhecimento.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Rodrigo de Sales, Universidade Federal Fluminense, IACS/GCI.
    Departamento de Ciência da Informação - GCI
    Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação - PPGCI
    Universidade Federal Fluminense - UFF

Downloads

Publicado

2016-04-05

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

SALES, Rodrigo de; GUIMARÃES, José Augusto Chaves. A importância de Julius Kaiser para a Organização do Conhecimento: um estudo comparativo com as perspectivas de Cutter, Otlet e Ranganathan. InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação, Ribeirão Preto, Brasil, v. 7, n. 1, p. 43–65, 2016. DOI: 10.11606/issn.2178-2075.v7i1p43-65. Disponível em: https://revistas.usp.br/incid/article/view/110214.. Acesso em: 17 abr. 2024.