Prospecção de cenários para competências em informação como instrumento de inteligência competitiva

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2178-2075.v8i2p42-68

Palavras-chave:

Gestão da informação e do conhecimento, Inteligência competitiva, Competência em informação, Cenários prospectivos

Resumo

A inteligência competitiva no contexto das organizações contemporâneas tem se apresentado como uma ferramenta importante frente aos ambientes constantemente instáveis. Entretanto, para que as atividades de inteligência competitiva (IC) sejam desenvolvidas com maestria, a competência em informação (Coinfo) se apresenta como uma abordagem para identificação, coleta, mapeamento, armazenamento, análise e disseminação das informações que possibilita a análise de mercado, tomada de decisões e realização do ciclo de inteligência competitiva. Este artigo teve como objetivo desenvolver cenários que identifiquem as variáveis sobre competências em informação necessárias para realização de atividades de inteligência competitiva. Recorrendo à técnica de análise de cenários prospectivos, o presente estudo utilizou-se do modelo de simulação indicada por Rojo, buscando elaborar cenários prospectivos das competências em informação para os analistas de inteligência competitiva. Como resultado, a construção dos cenários simulados permitiu identificar condições para que as organizações possam se preparar, antecipadamente, para eventuais mudanças futuras, reduzindo suas incertezas organizacionais.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Alexander Willian Azevedo, Universidade Federal de Pernambuco

    Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba.

  • Wagner Junqueira de Araújo, Universidade Federal da Paraíba

    Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação – PPGCI/UFPB. Professor do Programa de Pós Graduação em Gestão nas Organizações Aprendentes - MPGOA/UFPB. Professor Adjunto IV - Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba - UFPB.

  • Emeide Nóbrega Duarte, Universidade Federal da Paraíba

    Pós Doutora em Ciência da Informação pela Unesp.

    Docente do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação da UFPB. Professora Associada do Departamento de Ciência da Informação – UFPB.

Downloads

Publicado

2017-10-04

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

AZEVEDO, Alexander Willian; ARAÚJO, Wagner Junqueira de; DUARTE, Emeide Nóbrega. Prospecção de cenários para competências em informação como instrumento de inteligência competitiva. InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação, Ribeirão Preto, Brasil, v. 8, n. 2, p. 42–68, 2017. DOI: 10.11606/issn.2178-2075.v8i2p42-68. Disponível em: https://revistas.usp.br/incid/article/view/131460.. Acesso em: 19 abr. 2024.