A fotografia e seus tentáculos: interpretações possíveis no universo dos arquivos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2178-2075.v8i1p24-45

Palavras-chave:

Documento fotográfico, documento de arquivo, imagem, fotografia.

Resumo

A fotografia não somente constitui um tipo de representação icônica que goza de um extenso uso cultural e uma ampla trajetória histórica como também apresenta uma morfologia específica e um tipo documental com características específicas. Ao longo das duas últimas décadas, surgiu um grande interesse no âmbito das ciências sociais e humanas em torno da fotografia com uma abordagem interdisciplinar e enfoques historiográficos, da história das técnicas fotográficas, filosóficos, artísticos, antropológicos, sociológicos, psicológicos, semióticos, educativos, para citar aqui apenas alguns. Nossa pesquisa pretende enfocar a fotografia na perspectiva informativo-documental, examinando a imagem como evidência de um registro dentro de um sistema da informação, estudando a gestão dos fundos e coleções fotográficas, e do tratamento de seu conteúdo de representação icônica para gerar representações documentais secundárias, visando possibilitar a recuperação dos documentos e das informações nelas contidas. Partindo dessa perspectiva, buscaremos a partir de agora a contribuição de autores como Agustín Lacruz (2015); Benítez e Rodrigues (2006), Boadas i Raset (2001), Valle Gastaminza (1999), Lacerda (2013) e Lopez (2000), que irão corroborar na construção teórica de nossa pesquisa, no que diz respeito aos conceitos da fotografia e de suas características. Buscamos nesse breve apresentação elencarmos a problemática da fotografia dentro do âmbito do arquivo e conceituar os documentos fotográficos dentro de um estado de coisas. Uma vez reconhecido a fotografia como documento de arquivo é necessário estudos e reflexões sobre as atividades de arquivo como a avaliação, a classificação e a descrição arquivística e a sua aplicabilidade na fotografia como objeto de análise documental, seus métodos e possibilidades nos principais métodos de leitura de imagens.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Andre Malverdes, Universidade Federal do Espírito Santo
    Doutorado Ciência da Informação Unb, Mestrado História Social Ufes, Arquivista e Historiador, Professor do Departamento de Arquivologia Ufes.
  • Andre Porto Ancona Lopez, Universidade de Brasília
    Especialista em Arquivos, bacharel, licenciado, mestre e doutor em História. Professor da Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação.

Downloads

Publicado

2017-04-20

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

A fotografia e seus tentáculos: interpretações possíveis no universo dos arquivos. InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação, [S. l.], v. 8, n. 1, p. 24–45, 2017. DOI: 10.11606/issn.2178-2075.v8i1p24-45. Disponível em: https://revistas.usp.br/incid/article/view/103427.. Acesso em: 28 mar. 2024.