La pragmatica nei manuali d’italiano L2: una prima indagine sull’atto linguistico del ringraziare

Autores

  • Elena Nuzzo Università degli Studi Roma Tre

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-8281.v2i26p5-29

Palavras-chave:

pragmática, italiano L2, expressões de agradecimento, ensino, livros didáticos

Resumo

Vários estudiosos questionaram a adequação dos livros didáticos de L2 na apresentação aos aprendizes de elementos pragmáticos da língua alvo. Até então, os livros didáticos de italiano não foram analisados nessa perspectiva. Foi, portanto, decidido conduzir um estudo exploratório, focalizado no ato de fala do agradecimento. O estudo compara 50 situações de agradecimento extraídas de 17 livros didáticos com o mesmo número de situações de 3 séries televisivas (26 capítulos), concentrando-se em elementos pragmalinguísticos (estratégias de realização do ato principal e modificadores) e variáveis sociopragmáticas (objetivos do agradecimento e distância social entre os participantes). Com base no que resultou da pesquisa nesse âmbito, considera-se que a utilização da fala televisiva como substituição da fala espontânea para a análise de alguns elementos linguísticos seja apropriada, embora, obviamente, a língua utilizada na televisão não seja a mesma que os falantes utilizam no mundo real. Os resultados mostram diferenças tanto em nível pragmalinguístico quanto sociopragmático entre as duas fontes, sugerindo que os livros didáticos para o ensino do italiano como L2 ofereçam aos estudantes um input pragmático inadequado, pelo menos no que diz respeito a expressar agradecimento. O estudo confirma, portanto, a ideia de que os livros didáticos de L2 sejam de pouca utilidade para auxiliar os aprendizes no desenvolvimento da competência pragmática, e que professores e autores de materiais didáticos devam se apoiar menos em sua própria competência de falantes nativos e mais na língua do uso real, ou ao menos em uma substituição aceitável como a fala de filmes

Biografia do Autor

  • Elena Nuzzo, Università degli Studi Roma Tre
    è professora em Didática das Línguas Modernas junto ao Departamento de Línguas, Literaturas e Culturas Estrangeiras da Università degli Studi Roma Tre. Entre seus interesses de pesquisa estão as aplicações práticas da teoria dos atos de fala no âmbito da aprendizagem e do ensino de segundas línguas e a relação entre o processo de aquisição e a intervenção didática. Além de numerosos artigos e capítulos de livros, publicou três livros: Insegnare a fare cose con le parole (2007), Glottodidattica sperimentale (co-autor S. Rastelli, 2011) e Insegnare la pragmatica in italiano L2 (co-autora P. Gauci, 2012)

Publicado

2013-12-13

Edição

Seção

Não definida

Como Citar

La pragmatica nei manuali d’italiano L2: una prima indagine sull’atto linguistico del ringraziare. (2013). Revista De Italianística, 2(26), 5-29. https://doi.org/10.11606/issn.2238-8281.v2i26p5-29