Insegnare la grammatica italiana a bambini immigrati. Un esperimento sul focus on form nella classe multilingue

Autores

  • Elena Nuzzo Università degli Studi Roma Tre
  • Anna Whittle Università per Stranieri di Siena

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-8281.v2i26p47-72

Palavras-chave:

aquisição da morfologia verbal italiana, foco na forma, crianças imigrantes chinesas

Resumo

Este trabalho explora as possíveis aplicações da didática da L2 na perspectiva do focus on form (foco na forma) na realidade multilíngue da escola primária italiana. A novidade deste estudo consiste no fato de que o tratamento didático experimental envolvei três turmas do segundo ano da escola primária (68 crianças), frequentadas por falantes nativos, quase-nativos e não-nativos de italiano, de idade entre sete e oito anos. Os principais informantes da experiência são, no entanto, apenas 14 aprendizes chineses que, após dois anos de escolarização na Itália, ainda manifestam uma escassa competência gramatical, embora com uma boa capacidade de comunicar com os pares e com os professores. Isso sugere que o ensino a que foram expostos na escola, essencialmente baseado no conteúdo, não tenha fornecido um input adequado para o desenvolvimento de sua interlíngua, na mesma linha do que foi constatado em estudos anteriores e em contextos análogos. A hipótese é, portanto, que, para facilitar a aquisição da L2 por parte dessas crianças fosse necessário inserir na prática didática um dispositivo de focalização da forma: o modelo do foco na forma nos pareceu ser o instrumento mais adequado para fazer isso, sem renunciar à qualidade comunicativa da interação. Os dados sobre a interlíngua das crianças foram coletada em três momentos: com um pré-teste antes do tratamento didático, um pós-teste logo após e um pós-teste tardio após seis semanas. Para eliciar a fala durante os testes foi utilizada uma bateria de tarefas planejadas para isso. O tratamento didático concentrou-se na flexão dos verbos e, em especial, três formas do presente do indicativo (1a e 2a do singular e 3a do plural). Esses objetivos gramaticais foram selecionados a partir dos dados coletadas com o pré-teste e analisados com base na Teoria da Processabilidade (Pienemann, 1998; Bettoni, Di Biase, in print). A análise estatística mostra um forte efeito positivo do tratamento didático para o grupo experimental tanto no pós-teste imediato quanto no pós-teste tardio; nenhuma variação significativa foi observada no grupo controle, que não recebeu nenhum tratamento. Com a análise qualitativa evidenciam-se claramente algumas etapas evolutivas para o grupo experimental. O estudo possui interessantes consequências na didática, pois demonstra que breves e regulares sessões de italiano L2 baseadas no foco na forma são benéficas para o desenvolvimento da interlíngua de crianças migrantes e podem ser aplicadas com eficácia na sala de aula multilíngue

Biografia do Autor

  • Elena Nuzzo, Università degli Studi Roma Tre
    è professora em Didática das Línguas Modernas junto ao Departamento de Línguas, Literaturas e Culturas Estrangeiras da Università degli Studi Roma Tre. Entre seus interesses de pesquisa estão as aplicações práticas da teoria dos atos de fala no âmbito da aprendizagem e do ensino de segundas línguas e a relação entre o processo de aquisição e a intervenção didática. Além de numerosos artigos e capítulos de livros, publicou três livros: Insegnare a fare cose con le parole (2007), Glottodidattica sperimentale (co-autor S. Rastelli, 2011) e Insegnare la pragmatica in italiano L2 (co-autora P. Gauci, 2012).
  • Anna Whittle, Università per Stranieri di Siena
    é professora de italiano L2 desde 1986, docente de escola primária desde 1995 e formadora de professores de L2 desde 1999. Em 2005, publicou o livro Italiano attivo. Attività linguistiche per l’insegnamento dell’italiano a bambini (com T. Chiappelli). Em 2013, concluiu um doutorado em Linguística e Didática do Italiano a estrangeiros na Università per Stranieri di Siena. Na pesquisa realizada trabalhou com a aquisição do italiano por parte de crianças imigrantes. Está no prelo o livro L’insegnamento della grammatica nella classe multilingue do qual é organizadora em colaboração com Elena Nuzzo

Publicado

2013-12-13

Edição

Seção

Não definida

Como Citar

Nuzzo, E., & Whittle, A. (2013). Insegnare la grammatica italiana a bambini immigrati. Un esperimento sul focus on form nella classe multilingue. Revista De Italianística, 2(26), 47-72. https://doi.org/10.11606/issn.2238-8281.v2i26p47-72