Incontrare un altro mondo: immagini, intercultura e partecipazione nella classe di italiano come lingua straniera

  • Simona Bartoli Kucher Instituto de Romanística da Universidade de Graz
Palavras-chave: texto e cultura visual, intercultura, participação, romance multimodal.

Resumo

O presente artigo pretende mostrar – entre reflexões teóricas e prática didática – como o filme e o romance multimodal podem ter um papel fundamental em uma abordagem didática em cujo centro estão os aprendizes como actantes culturais. Se textos e filmes em língua estrangeira apresentam conteúdos ligados a seu mundo, se narram histórias que os envolvem do ponto de vista emocional e cognitivo, contribuem para potencializar a competência textual, a competência narrativa e a competência intercultural em língua estrangeira, dando uma importante contribuição educacional e ligada ao desenvolvimento da personalidade

Biografia do Autor

Simona Bartoli Kucher, Instituto de Romanística da Universidade de Graz

concluiu o doutorado em Literaturas Comparadas sobre a novela de Pirandello e de Schnitzler
nas Universidades de Klagenfurt e de Graz. Leciona didática, língua e cultura italiana no
Instituto de Romanística da Universidade de Graz. Está desenvolvendo sua tese de livre docência
sobre didática da literatura e do filme em língua estrangeira. Publicou diversos artigos sobre
esses temas, e também na coleção Quaderni di cinema italiano per stranieri (Perugia: Guerra
Edizioni).

Publicado
2014-12-19
Como Citar
Kucher, S. (2014). Incontrare un altro mondo: immagini, intercultura e partecipazione nella classe di italiano come lingua straniera. Revista De Italianística, (28), 20-39. https://doi.org/10.11606/issn.2238-8281.v0i28p20-39
Seção
Não definida