Valenza e risorsa degli ambienti di apprendimento nel processo glottodidattico

  • Giuseppe Maugeri Universidade Ca’ Foscari de Veneza
Palavras-chave: psicologia ambiental, pesquisa-ação, ambientes didáticos, organização espacial, conforto ergonômico

Resumo

Os ambientes didáticos podem ser planejados para potencializar as estratégias de aprendizagem dos estudantes? O espaço didático pode ter um impacto na experiência de estudo de alunos adultos e assim influenciar sua motivação e performance? São esses alguns dos questionamentos ao quais buscaremos responder em um planejamento didático que, exigindo um projeto analítico, inclui a experiência dos ambientes didáticos como elemento estratégico tanto para reforçar o processo de comunicação entre organização-docente-discentes quanto para a aprendizagem dos alunos

Biografia do Autor

Giuseppe Maugeri, Universidade Ca’ Foscari de Veneza

concluiu o doutorado em Ciências da Linguagem na Universidade Ca’ Foscari de Veneza com
uma tese intitulada Gli ambienti di apprendimento nell’insegnamento della lingua italiana
a stranieri. Atualmente é pesquisador contratado, desenvolve a atividade de formador de
professores na Itália e no exterior sobre temas ligados à difusão da língua e da cultura italiana
no mundo. Em especial, estuda as estratégias de política linguística e de promoção cultural dos
Institutos Italianos de Cultura e a didática do italiano como língua estrangeira. Atualmente,
desenvolve pesquisas na área da psicologia ambiental, aplicando-a ao âmbito da didática das
línguas.

Publicado
2014-12-19
Como Citar
Maugeri, G. (2014). Valenza e risorsa degli ambienti di apprendimento nel processo glottodidattico. Revista De Italianística, (28), 55-86. https://doi.org/10.11606/issn.2238-8281.v0i28p55-86
Seção
Não definida