A compreensão oral em softwares didáticos de língua italiana como língua estrangeira: avaliação e design de atividades

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-8281.v0i30p32-60

Palavras-chave:

Compreensão oral, Língua italiana, Software didático, Avaliação, Design

Resumo

Apresenta-se parte dos resultados de uma pesquisa cujo objetivo foi avaliar softwares de autoaprendizagem do italiano como língua estrangeira, tendo por foco de avaliação as técnicas disponibilizadas para o ensino da compreensão oral (CO). Em linhas gerais, analisa-se se os softwares que compõem o corpus oferecem meios para que, com o seu auxílio, o aprendiz consiga aprender a língua italiana para comunicação em interações face a face. Opta-se pela habilidade de CO por esta ser condição indispensável para o sucesso em interações dessa natureza. Adotase, como instrumento de avaliação, uma lista de checagem cujos itens apontam para características consideradas essenciais em materiais didáticos desenvolvidos para o ensino de CO. Apresentam-se os resultados que abrangem a questão da organização dos percursos didáticos de CO nas fases de pré-escuta, escuta e pósescuta, e conclui-se que, dentre os softwares que compõem o corpus, apenas um organiza seus percursos didáticos de CO em atividades dispostas segundo cada uma dessas etapas

Biografia do Autor

  • Rômulo Francisco de Souza, Universidade Federal de Minas Gerais

    é doutor em Língua, Literatura e Cultura Italianas pela Universidade de São Paulo (USP) e mestre em Linguística Aplicada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Especialista em Planejamento, Implementação e Gestão da Educação a Distância pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Professor licenciado pleno com habilitação em língua portuguesa e língua italiana pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em língua e cultura italianas, português como língua materna, português para estrangeiros, ensino de línguas mediado por computador (CALL - Computer Assisted Language Learning - presencial e a distância) e linguística aplicada.

Referências

ANDERSON, A.; LYNCH, T. Listening. Oxford: Oxford University Press, 1988.

BROWN, H. D. Teaching by Principles: An Interactive Approach to Language Pedagogy. 2.ed. New York: Longman, 2001.

BROWN, G.; YULE, G. Discourse analysis. Cambridge: Cambridge University Press, 1983.

CAPRA, U. Tecnologie per l’apprendimento linguistico. Roma: Carocci, 2005.

CHRISTEN, W. L.; MURPHY, T. J. Increasing comprehension by activating prior knowledge. ERIC Digest # 61. Bloomington, 1991. ERIC Clearinghouse on Reading, English, and Communication (ERIC Document Reproduction Service N. ED 328885).

CLARK, H. H.; CLARK, E. V. Psychology and Language: An introduction to Psycolinguistics. New York: Harcourt Brace Jovanovich, 1977.

DENTRO L´ITALIANO. Versão 4.0. Didael, 2007. http://www4.didael.it/dit4/dit4_italica_07/it/set_lng.htm Acesso em: 20 jul. 2007.

EIRAS, P. R. S. A concepção de leitura em livros de inglês instrumental: uma prática do cotidiano escolar. 2004. 86 f. Dissertação (Mestrado em Estudos Linguísticos). Belo Horizonte: Faculdade de Letras (FALE), Universidade Federal de Minas Gerais, 2004.

GRAVES, M.; COOK, C. Effects of previewing difficult short stories for high school students. Research on Reading in Secondary Schools, 6: 38-54, 256-280, 1980.

HAYES, D.; TIERNEY, R. Developing readers’ knowledge through analogy. Reading Research Quarterly, v. 17, n. 2: 256-280, 1982.

ITALICON, corso di italiano per stranieri. Icon (Italian Culture on the Net), 2007. http://www.italicon.it/segreteria/demoroma3light/index.htm Acesso em: 20 jul. 2007.

KLEIMAN, A. Texto e leitor: aspectos cognitivos da leitura. 8. ed. Campinas, SP: Pontes, 2002, apud EIRAS, P. R. S. A concepção de leitura em livros de inglês instrumental: uma prática do cotidiano escolar. 2004. 86 f. Dissertação (Mestrado em Estudos Linguísticos). Belo Horizonte: Faculdade de Letras (FALE), Universidade Federal de Minas Gerais, 2004.

LEONE, P. Attività di ascolto. Recanati: ELI, 2004.

MARKMAN, A. B. Knowledge representation. Mahwah, NJ: Erlbaum, 1999.

MATLIN, M. W. Psicologia cognitiva. 5. ed. Trad. Stella Machado. Rio de Janeiro: LTC, 2004.

MESKILL, C. Listening Skills Development Through Multimedia. Jl. of Educational Multimedia and Hypermedia. 1996, v. 5, n. 2, p. 179-201. http://www.cfv.org/caai/nadh166.pdf Acesso em: 24 abr. 2007.

NOBLITT, J. S. Cognitive Approaches to Listening Comprehension. (s.d.) http://www.unc.edu/cit/iat-archive/publications/noblitt/noblitt3.html Acesso em: 20 nov. 2005.

Q-EXPRESS, italiano. Curitiba: Positivo Informática, (s.d.). 1 CD-ROM.

RICHARDS, J. C. Listening Comprehension: Approach, design, procedure. TESOL Quarterly, 17: 219-239, 1983.

ROST, M. Introducing Listening. New York: Pinguin Books, 1994.

SADIGHI, F.; ZARE, S. Is Listening Comprehension Influenced by the Background Knowledge of the Learners?: A Case Study of Iranian EFL Learners. In The linguistic Journal, v. 1, n. 3: 110-126, 2006. http://www.linguistics-journal.com/November_2006_fs&sz.php Acesso: 24/04/2007.

SHOBEN, E. J. The representation of knowledge. In: MCTEAR, M. (ed.). Understanding cognitivescience. New York: Wiley, 1988, p. 102-119.

SOUZA, R. F. Atividades de compreensão oral para o ensino de LE mediado por computador: (re)pensando o desenho. Simpósio Nacional de Letras e Linguística - SILEL, 12, 2009 e II Simpósio Internacional de Letras e Linguística, 2, 2009, Comunicação oral: Anais. Uberlândia, 2009.

SOUZA, R. F. Avaliação de softwares para o ensino de línguas: foco na compreensão oral. 2007. 111f. Dissertação (Mestrado em Estudos Linguísticos). Belo Horizonte: Faculdade de Letras, Universidade Federal de Minas Gerais, 2007.

STEVENS, K. Can we improve reading by teaching background information? In Journal of Reading, 25: 326-329, 1982.

TALK TO ME, italiano. Montigny-le-Brettoneux (France): Auralog, (s.d.). 1 CD-ROM.

UNDERWOOD, M. Teaching Listening. 4.ed. New York: Longman, 1994.

WIDDOWSON, H. G. O ensino de línguas para a comunicação. Trad. José Carlos Paes de Almeida Filho. Campinas, SP: Pontes, 1991.

Downloads

Publicado

2015-12-27

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

A compreensão oral em softwares didáticos de língua italiana como língua estrangeira: avaliação e design de atividades. (2015). Revista De Italianística, 30, 32-60. https://doi.org/10.11606/issn.2238-8281.v0i30p32-60