Identidade e bilinguismo em contexto de núcleo familiar de imigrantes italianos

  • Fernanda Ortale Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
  • Giliola Maggio Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
  • Paola Baccin Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
Palavras-chave: identidades, bilinguismo, narrativas.

Resumo

O objetivo deste artigo é refletir sobre questões de identidade e bilinguismo em um núcleo familiar de imigrantes italianos. Os dados coletados consistem em uma entrevista realizada com um casal de italianos radicados no Brasil desde 1957. Iniciamos o artigo com um breve quadro da imigração italiana no Brasil, em seguida, analisamos o processo de construção de identidades que emergem durante as narrativas, bem como o bilinguismo que se delineia nesse contexto

Biografia do Autor

Fernanda Ortale, Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
é Doutora em Linguística Aplicada pela UNICAMP e professora da área de Língua e Literatura Italiana da Universidade de São Paulo (USP). Suas pesquisas concentram-se na área de formação de professores de língua estrangeira e, atualmente, tem se dedicado ao tema das políticas linguísticas para o ensino de italiano como língua de herança.
Giliola Maggio, Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
é professora da área de Língua e Literatura Italiana da Universidade de São Paulo e em suas pesquisas descreve a língua italiana falada por imigrantes. Dedica-se há muitos anos aos estudos sobre migrações.
Paola Baccin, Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
é professora da área de Língua e Literatura Italiana da Universidade de São Paulo (USP) e realiza pesquisas na área de lexicografia pedagógica. É autora do material instrucional online para o ensino do italiano a brasileiros: Dire, Fare, Partire!
Publicado
2015-12-27
Como Citar
Ortale, F., Maggio, G., & Baccin, P. (2015). Identidade e bilinguismo em contexto de núcleo familiar de imigrantes italianos. Revista De Italianística, (30), 146-163. https://doi.org/10.11606/issn.2238-8281.v0i30p146-163
Seção
Não definida