Particularidades do imperfetto no livro didático de italiano L2 Nuovo Espresso 2

Autores

  • Leandro Vidal Carneiro Centro de Línguas do Instituto Municipal de Desenvolvimento e Recursos Humanos
  • Fernanda Suelly Muller Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-8281.v0i35p54-83

Palavras-chave:

Ensino de italiano L2, Tempos verbais, Gramática, Análise de material didático em língua italiana

Resumo

Tendo em vista a premissa dos  propósitos comunicativos desde as correntes funcionalistas (PEZZATI, 2011), bem como sua apresentação e possível aplicação nos mais recentes materiais didáticos inseridos no contexto comunicativo do pós-método (KUMARAVADIVELU, 2006), pretendemos, neste artigo, discutir a apresentação e a abordagem dos valores tempo-aspectuais do imperfetto no material didático Nuovo Espresso 2 (BALÌ; RIZZO, 2014). De modo ainda mais específico, sublinhamos o imperfetto apresentado no manual em questão pela perspectiva do modo realis e as estratégias didáticas utilizadas pelas autoras durante as fases de globalidade, análise, reflexão e síntese. Os resultados apontam que as autoras primam as funções iterativa e descritiva do passado imperfectivo do italiano, apresentando textos motivadores e prototípicos da ocorrência dessas funções, a fim de que o aprendiz alcance as seguintes competências comunicativas: narrar fatos da infância, contar sobre viagens e hábitos do passado ou descrever situações passadas; e encerra com exercícios de verificação da aprendizagem que contemplam a capacidade do aprendiz de relacionar, completar tabelas e textos com formas verbais ou com outros elementos do texto, completar e/ou ligar frases, escolher a expressão adequada e identificar funções. Embora haja um equilíbrio na apresentação dessas duas funções, os dados colhidos atestam que as autoras não apresentam no material didático a função narrativa do imperfetto, desconsiderando-a totalmente.

Biografia do Autor

  • Leandro Vidal Carneiro, Centro de Línguas do Instituto Municipal de Desenvolvimento e Recursos Humanos

    Professor de italiano do Centro de Línguas do Instituto Municipal de Desenvolvimento e Recursos Humanos, IMPARH, da Prefeitura de Fortaleza, Ceará. Graduado em Letras, com habilitação em Português e Italiano e suas respectivas literaturas, pela Universidade Federal do Ceará, UFC.

  • Fernanda Suelly Muller, Universidade Federal do Ceará

    Possui graduação em Letras (Português-Italiano) pela UNESP/Assis e Mestrado, Doutorado em Letras pela USP. Pós-Doutora em Letras (USP/University of Notre Dame), atualmente é professora Adjunta de Língua e Literatura Italiana do Departamento de Letras Estrangeiras da Universidade Federal do Ceará, UFC.

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Publicado

2017-12-22

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Particularidades do imperfetto no livro didático de italiano L2 Nuovo Espresso 2. (2017). Revista De Italianística, 35, 54-83. https://doi.org/10.11606/issn.2238-8281.v0i35p54-83