A semântica do "futuro no passado" em língua italiana

  • Paula Garcia de Freitas Universidade Federal do Paraná
Palavras-chave: futuro no passado, italiano, semântica

Resumo

O ‘futuro no passado’ é uma estrutura da língua italiana para a qual aprendizes brasileiros do idioma apresentam certa difi culdade de aprendizagem, sendo possível, portanto, concluir que se trata de uma estrutura complexa para eles. Na tentativa de compreender melhor as relações de sentido que se instauram para a formação do ‘futuro no passado’ da língua italiana e de ilustrar tais relações para aprendizes brasileiros, propomos este artigo, que está dividido em três partes: a primeira, para contextualizar a pesquisa, é dedicada às relações que se estabelecem entre os momentos do acontecimento, da enunciação e o referencial; a segunda parte trata especifi camente das formas com as quais é possível expressar o ‘futuro no passado’; e a terceira e última parte procura ilustrar as relações semânticas para a construção de tal estrutura. A conclusão a que chegamos é a de que o ‘futuro no passado’ apresenta peculiaridades em relação ao português e compreender as relações semânticas que se instauram para sua elaboração pode facilitar sua aprendizagem.

Biografia do Autor

Paula Garcia de Freitas, Universidade Federal do Paraná
É professora de italiano do curso de Letras da Universidade Federal do Paraná (UFPR) com Doutorado em Linguística Aplicada pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Dedica-se a pesquisas relacionadas à língua italiana, ao seu ensino e à sua aprendizagem como LE, bem como à formação de professores de italiano.
Publicado
2017-12-22
Como Citar
Freitas, P. G. (2017). A semântica do "futuro no passado" em língua italiana. Revista De Italianística, (35), 84-97. https://doi.org/10.11606/issn.2238-8281.v0i35p84-97
Seção
Artigos