Sobre a importância de ensinar expressões idiomáticas

  • Susana Termignoni Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Maria José Bocorny Finatto Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Palavras-chave: expressão idiomática, italiano-português, fraseodidática, ensino.

Resumo

Este artigo está inserido no âmbito de duas vertentes da Fraseologia Contrastiva: a Fraseografi a Bilíngue e a Fraseodidática, tendo como foco uma subcategoria das unidades fraseológicas – as expressões idiomáticas. Neste artigo, não abordaremos a Fraseografi a, mas a importância mundial crescente da Fraseodidática, apresentando as razões pelas quais acreditamos fi rmemente que as unidades fraseológicas devam fazer parte do programa de aprendizagem de uma língua estrangeira. Para isso, foi desenhado um protótipo de dicionário on-line semibilíngue para a compreensão de expressões idiomáticas italiano-português, voltado para aprendizes brasileiros de língua italiana de nível intermediário- avançado.

Biografia do Autor

Susana Termignoni, Universidade Federal do Rio Grande do Sul
É Doutora em Lexicografia, Terminologia e Tradução (UFRGS), especialista em Ensino de Língua Italiana no Exterior (Università Italiana per Stranieri di Perugia), Bacharel em Letras Tradutor Português/Italiano (UFRGS) e em Comunicação Social (PUCRS). Foi professora do Setor de Italiano do Instituto de Letras da UFRGS por 30 anos (1987 a 2017). Pesquisadora em Fraseologia, Linguística Contrastiva, Tradução e Ensino de Língua Italiana. Possui dois livros publicados na área de Fraseologia. É tradutora e intérprete.
Maria José Bocorny Finatto, Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Desde 1994 é docente do Instituto de Letras da UFRGS. Integrante do grupo TERMISUL desde 1993. Doutora em Letras (UFRGS, 2001). Docente do PPG-Letras da UFRGS desde 2002. Pós-Doutorada em Ciência da Computação junto ao Núcleo Interinstitucional de Linguística Computacional (NILC) do ICMC-USP. Desenvolve produtos online para aprendizes de tradução. Temas de pesquisa: Linguística de Corpus, Terminologia, Linguística das Linguagens Especializadas baseada em Corpus, Processamento da Linguagem Natural, Estudos do Texto, Tradução e Enunciação Científica, entre outros.
Publicado
2017-12-22
Como Citar
Termignoni, S., & Finatto, M. J. (2017). Sobre a importância de ensinar expressões idiomáticas. Revista De Italianística, (35), 112-124. https://doi.org/10.11606/issn.2238-8281.v0i35p112-124
Seção
Artigos