O legado de Maquiavel no teatro de Luigi Pirandello

Autores

  • Priscilla Nogueira Da Rocha Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Sonia Cristina Reis Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-8281.v0i39p23-33

Palavras-chave:

Maquiavél, Pirandello, Teatro italiano, Comédia

Resumo

O presente artigo pretende analisar as obras Mandragola (1518), de Nicolau Maquiavel, e L’uomo, la bestia e la virtù (1919), de Luigi Pirandello, buscando evidenciar que, embora em séculos diferentes, os textos dos dramaturgos facultam um diálogo no que tange à utilização do recurso de máscaras sociais para encobrir seu real interesse, como, por exemplo, na figura do astuto, que usa uma poção na tentativa de ajudar a personagem principal a resolver seus problemas, e no emprego do riso como recurso estilístico. Assim como na obra de Maquiavel, é possível encontrar no texto de Pirandello uma sátira sobre a Itália de sua época, indicando uma série de hábitos de sua sociedade e, tal como Lucrezia na obra de Maquiavel, a Sra. Perella da obra de Pirandello disfarça sua traição e, mediante o riso (ou mais especificamente o riso humorístico), o autor siciliano direciona o público a perceber que, independente da época, manter as aparências é mais relevante para a manutenção do status social do que a essência e a virtude.

Biografia do Autor

  • Priscilla Nogueira Da Rocha, Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Graduação em Português-Italiano pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Mestre em Letras Neolatinas, Língua Italiana, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e Doutoranda em Literatura Italiana com Bolsa CAPES no Programa de Pós-graduação em Letras Neolatinas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro com ênfase nos estudos de Teatro e literatura do Renascimento.

  • Sonia Cristina Reis, Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Professora Associada de Letras Italianas, atualmente é Diretora da Faculdade de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Bacharel em Português-Italiano (1991), Mestre em Letras Neolatinas, Literatura Italiana, (1996) e Doutora em Letras Neolatinas, Literatura Italiana, pela mesma instituição (2000). Concluiu seu Pós-Doutorado em 2016, na Università G. DAnnunzio, de Chieti-Pescara (Itália).

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Publicado

2019-12-30

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

O legado de Maquiavel no teatro de Luigi Pirandello. (2019). Revista De Italianística, 39, 23-33. https://doi.org/10.11606/issn.2238-8281.v0i39p23-33