Contribuições do Professor de Italiano Para a Lexicografia Pedagógica

Autores

  • Magali Sanches Duran Universidade de São Paulo
  • Fernanda Landucci Ortale Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-8281.v0i18p55-72

Resumo

Uma das tarefas rotineiras do professor de língua estrangeira é corrigir textos orais ou escritos de alunos que, com frequência, recorrem ao uso do dicionário para produzi-los. Entretanto, verifica-se uma lacuna no que diz respeito a dicionários bilíngues português italiano para auxiliar os aprendizes brasileiros a falar e escrever em italiano. Com vistas a contribuir para o preenchimento dessa lacuna, propõe-se neste artigo o aproveitamento das atividades de correção da produção oral e escrita dos aprendizes como fonte de subsídios para o aperfeiçoamento lexicográfico. A proposta inspira-se nos trabalhos da Lexicografia Pedagógica e nos estudos de Corpus de Aprendizes, que mostram o grande potencial de contribuição do professor de línguas para a Lexicografia. Para ilustrar a proposta, são apresentados excertos de produção oral de aprendizes brasileiros, que evidenciam dificuldades desse público. Tais excertos são discutidos e contrastados com o conteúdo de alguns dos dicionários português-italiano disponíveis no mercado brasileiro. Em sequência, sugerem-se formas de contemplar no texto dos dicionários informações que contribuam para superar tais dificuldades.

Biografia do Autor

  • Magali Sanches Duran, Universidade de São Paulo
    Doutora em Estudos Linguísticos pela UNESP de São José de Rio Preto, dedica-se aos estudos do léxico. Sua principal linha de pesquisa é a Lexicografia BilínguePedagógica, área em que já publicou vários artigos. Esse ramo da Lexicografia tem forte interfacecom o Ensino de Línguas Estrangeiras, o que explica o grande interesse da autora por assuntosrelacionados à pedagogia do ensino de idiomas.
  • Fernanda Landucci Ortale, Universidade de São Paulo
    Doutora em Linguística Aplicada ao Ensino de Língua Estrangeira pela Universidade Estadual de Campinas. É professora da área de Língua e Literatura Italianas da Universidade de São Paulo e realiza pesquisas sobre os seguintes temas: metodologias deensino de línguas e processo de aquisição/aprendizagem de línguas estrangeiras.

Downloads

Publicado

2009-12-30

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Duran, M. S., & Ortale, F. L. (2009). Contribuições do Professor de Italiano Para a Lexicografia Pedagógica. Revista De Italianística, 18, 55-72. https://doi.org/10.11606/issn.2238-8281.v0i18p55-72