Contribuições do Professor de Italiano Para a Lexicografia Pedagógica

  • Magali Sanches Duran Universidade de São Paulo
  • Fernanda Landucci Ortale Universidade de São Paulo

Resumo

Uma das tarefas rotineiras do professor de língua estrangeira é corrigir textos orais ou escritos de alunos que, com frequência, recorrem ao uso do dicionário para produzi-los. Entretanto, verifica-se uma lacuna no que diz respeito a dicionários bilíngues português italiano para auxiliar os aprendizes brasileiros a falar e escrever em italiano. Com vistas a contribuir para o preenchimento dessa lacuna, propõe-se neste artigo o aproveitamento das atividades de correção da produção oral e escrita dos aprendizes como fonte de subsídios para o aperfeiçoamento lexicográfico. A proposta inspira-se nos trabalhos da Lexicografia Pedagógica e nos estudos de Corpus de Aprendizes, que mostram o grande potencial de contribuição do professor de línguas para a Lexicografia. Para ilustrar a proposta, são apresentados excertos de produção oral de aprendizes brasileiros, que evidenciam dificuldades desse público. Tais excertos são discutidos e contrastados com o conteúdo de alguns dos dicionários português-italiano disponíveis no mercado brasileiro. Em sequência, sugerem-se formas de contemplar no texto dos dicionários informações que contribuam para superar tais dificuldades.

Biografia do Autor

Magali Sanches Duran, Universidade de São Paulo
Doutora em Estudos Linguísticos pela UNESP de São José de Rio Preto, dedica-se aos estudos do léxico. Sua principal linha de pesquisa é a Lexicografia BilínguePedagógica, área em que já publicou vários artigos. Esse ramo da Lexicografia tem forte interfacecom o Ensino de Línguas Estrangeiras, o que explica o grande interesse da autora por assuntosrelacionados à pedagogia do ensino de idiomas.
Fernanda Landucci Ortale, Universidade de São Paulo
Doutora em Linguística Aplicada ao Ensino de Língua Estrangeira pela Universidade Estadual de Campinas. É professora da área de Língua e Literatura Italianas da Universidade de São Paulo e realiza pesquisas sobre os seguintes temas: metodologias deensino de línguas e processo de aquisição/aprendizagem de línguas estrangeiras.
Publicado
2009-12-30
Como Citar
Duran, M., & Ortale, F. (2009). Contribuições do Professor de Italiano Para a Lexicografia Pedagógica. Revista De Italianística, (18), 55-72. https://doi.org/10.11606/issn.2238-8281.v0i18p55-72
Seção
Artigos