O Perfeito Composto: Principais Efeitos de Estilo nas Notícias Eletrônicas Italianas

  • Eva Bouquard Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Sonia Cristina Reis Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Cláudia Fátima Martins Universidade Federal do Rio de Janeiro

Resumo

O presente artigo traz algumas reflexões acerca do uso doPerfeito Composto em notícias eletrônicas narrativizadas, extraídasdos jornais italianos Corriere della Sera, La Repubblica e La Stampa.1O objetivo é apresentar efeitos estilísticos do Perfeito Composto, asaber, o inclusivo, o completo e o aorístico, resultantes da categoriaaspectual que esse tempo verbal produz em notícias narrativizadas.

Biografia do Autor

Eva Bouquard, Universidade Federal do Rio de Janeiro
Doutoranda em Letras Neolatinas, Área de Língua italiana pela UniversidadeFederal do Rio de Janeiro, onde, atualmente, é professora assistente temporária de Língua Italianano curso de Graduação da Faculdade de Letras. Tem experiência na área de Letras, com ênfase emLíngua Italiana para Estrangeiros, atuando principalmente nos seguintes temas: discurso narrativo,passado verbal, italiano língua estrangeira (ILE) e narrativa. É integrante do grupo de pesquisaintitulado “Estudos das relações entre gêneros textuais e operações enunciativas”, na Faculdadede Letras da UFRJ, sob a coordenação das Professoras Cláudia Fátima Morais Martins e AngelaCorrea, a partir de 05/2008. É Integrante do grupo de pesquisa intitulado “O ensino do italianoatravés de textos mediáticos” na Faculdade de Letras da UFRJ, sob a coordenação da ProfessoraCláudia Fátima Morais Martins.
Sonia Cristina Reis, Universidade Federal do Rio de Janeiro
Docente da Área de Língua e Literatura Italianas do Departamento deLetras Neolatinas da Universidade Federal do Rio de Janeiro. No Programa de Pós-Graduação emLetras Neolatinas da mesma universidade, atua na área de Estudos Literários e Estudos Linguísticos.Doutora em Língua e Literatura Italianas pela UFRJ, com tese sobre a obra de Luigi Malerbae a Literatura Italiana Contemporânea: “A narrativa de Luigi Malerba: escritura de transição daLiteratura Italiana”. Pesquisa atualmente nas áreas de Literaturas Estrangeiras Modernas, atuandoprincipalmente nos seguintes temas: literatura italiana, Luigi Malerba, Gruppo 63, AlbertoSavinio, intertextualidade e análise do discurso.
Cláudia Fátima Martins, Universidade Federal do Rio de Janeiro
Docente da Área de Língua Italiana no Departamento deLetras Neolatinas, da Universidade Federal do Rio de Janeiro. No Programa de Pós-Graduaçãoem Letras Neolatinas da mesma universidade, atua na área de Estudos Linguísticos. Doutora emLíngua e Literatura Italianas pela UFRJ, com tese sobre os jornais e revista italianos da década de1990: “A crítica cinematográfica presente nos textos de jornais e revistas italianas”. Atualmente desenvolvepesquisa nas áreas de Análise de Discurso e Linguística Textual, sobre os seguintes temas:jornais de revistas italianos, publicidade, italiano língua estrangeira (ILE)
Publicado
2009-12-30
Como Citar
Bouquard, E., Reis, S., & Martins, C. (2009). O Perfeito Composto: Principais Efeitos de Estilo nas Notícias Eletrônicas Italianas. Revista De Italianística, (18), 95-102. https://doi.org/10.11606/issn.2238-8281.v0i18p95-102
Seção
Artigos