A Propósito de Identidade Italiana

  • Flora de Paoli Faria Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Sonia Cristina Reis Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Julia Scamparini Ferreira Universidade Federal do Rio de Janeiro

Resumo

Dado que normalmente não se encontra uma referência teórica explícita com respeito à noção de identidade italiana em escritos que abordam o tema, o presente trabalho oferece um esclarecimento sobre esse conceito ao fazer um levantamento bibliográfico que expõe os tipos de estudos desenvolvidos na Itália sob este rótulo. Foram analisados textos de história e de sociologia, e, a partir deles, oferecemos a descrição dos três principais pontos de vista que estão subjacentes aos estudos sobre a identidade italiana. Portanto, o trabalho disserta sobre o significado e o agrupamento das palavras identidade e nacional, e também a respeito da superposição do olhar político e do olhar cultural sobre a Itália, sempre em busca de uma melhor compreensão daquilo que está por trás da etiqueta identidade italiana.

Biografia do Autor

Flora de Paoli Faria, Universidade Federal do Rio de Janeiro
Doutora em Letras Neolatinas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e Pós-doutora pela Università degli Studi de Roma. Atualmente é Professor Associado I da UFRJ, membro de corpo editorial das revistas Interfaces (UFRJ), Alea - Estudos Neolatinos, e dos Cadernos Neolatinos (UFRJ). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literaturas Estrangeiras Modernas.
Sonia Cristina Reis, Universidade Federal do Rio de Janeiro
Docente da Área de Língua e Literatura Italianas do Departamento de Letras Neolatinas da Universidade Federal do Rio de Janeiro. No Programa de Pós-Graduação em Letras Neolatinas da mesma universidade, atua na área de Estudos Literários e Estudos Linguísticos. Doutora em Língua e Literatura Italianas pela UFRJ, com tese sobre a obra de Luigi Malerbae a Literatura Italiana Contemporânea: “A narrativa de Luigi Malerba: escritura de transição da Literatura Italiana”. Pesquisa atualmente nas áreas de Literaturas Estrangeiras Modernas, atuandoprincipalmente nos seguintes temas: literatura italiana, Luigi Malerba, Gruppo 63, AlbertoSavinio, intertextualidade e análise do discurso.
Julia Scamparini Ferreira, Universidade Federal do Rio de Janeiro
Graduada em Letras (UNICAMP), mestre em Linguística (UFRJ), e doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Letras Neolatinas da UFRJ. Desenvolve pesquisa sobre o cineasta Federico Fellini e seu discurso sobre a identidade italiana.
Publicado
2009-12-30
Como Citar
Faria, F., Reis, S., & Ferreira, J. (2009). A Propósito de Identidade Italiana. Revista De Italianística, (18), 217-225. https://doi.org/10.11606/issn.2238-8281.v0i18p217-225
Seção
Artigos