A Pizza: Delícia de Súditos e Reis entre a Oralidade e a Literatura

  • Fabiano Dalla Bona Universidade Federal do Rio de Janeiro

Resumo

Ao examinarmos a alimentação, além de suas funções biológicas, ela nos parece pertinente a todos os aspectos da cultura e da civilização. O presente artigo pretende sondar algumas das abordagens da comida nos escritos literários, de modo particular naqueles da literatura napolitana. Propõe ainda uma análise das relações histórico-sociais entre a comida e as obras literárias, além do prazer ligado aos alimentos, em particular a pizza.

Biografia do Autor

Fabiano Dalla Bona, Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fabiano Dalla Bona é professor de Língua e Literatura Italiana na Universidade Federaldo Rio de Janeiro. Mestre em Literatura Italiana pela USP, com a dissertação Literatura e gastronomia:um diálogo multidisciplinar. Doutor em Literatura Italiana pela UFRJ, com a tese Oprazer gastronômico no Reino das Duas Sicílias: entre o sagrado e o profano na representaçãoliterária. Colaborador de revistas especializadas em GASTRONOMIA como Prazeres de mesae Alta Gastronomia e Top View Curitiba. Membro do Conselho Editorial da revista ABPI emrevista e parecerista da Revista letras da UFPR. Publicou em 2006 o livro Literatura e Gastronomia:as receitas da Sicília que os livros eternizaram, Editora Italianova, São Paulo. Em 2010publicou O Céu na Boca e Fama à mesa, pela Editora Tinta Negra, Rio de Janeiro.Tem váriosartigos publicados em revistas científicas sempre abordando as relações entre a Literatura e aGastronomia.
Publicado
2010-12-30
Como Citar
Bona, F. (2010). A Pizza: Delícia de Súditos e Reis entre a Oralidade e a Literatura. Revista De Italianística, (19-20), 140-154. https://doi.org/10.11606/issn.2238-8281.v0i19-20p140-154
Seção
Artigos