L’erosione linguistica di italiani colti in contatto con il portoghese brasiliano: aspetti del sistema pronominale

Autores

  • Lúcia de Almeida Ferrari Università Cattolica del Sacro Cuore
  • Tommaso Raso Universidade Federal de Minas Gerais
  • Heloisa Pereira Vale Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-8281.v0i21-22p25-52

Palavras-chave:

erosão linguística, contato linguístico, corpus, ita-liano, português brasileiro.

Resumo

O artigo expõe os resultados das pesquisas sobre a erosão linguística (ou atrito linguístico) do italiano em contato prolongado com o português brasileiro (ou PB). Este trabalho ampliou os dados resultantes dos estudos de Raso e Vale (2007 e 2009) através da criação de um novo corpus que seguisse critérios mais rigorosos com o intuito de verificar os resultados obtidos pelos estudiosos. Objeto de análise são os mesmos clíticos antes estudados: os pronomes acusativos de terceira pessoa, os ci locativos, os ci atualizantes e lexicalizantes e os ne, com valores partitivo, argumental e locativo.

Biografia do Autor

  • Lúcia de Almeida Ferrari, Università Cattolica del Sacro Cuore

    Possui graduação em Lettere Moderne - Università Cattolica del Sacro Cuore (1999), de Milão, e mestrado em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais (2010). Atualmente é aluna de doutorado da Universidade Federal de Minas Gerais, e professora da Escola Ítalo-brasileira Fundação Torino.

  • Tommaso Raso, Universidade Federal de Minas Gerais
    Atualmente é professor Adjunto de Linguística na UFMG. Foi professor associado Università di Venezia, Ca’ Foscari e Teaching Associate da UCLA. Trabalhou principalmente com filologia medieval e escrita profissional. É coordenador do projeto C-ORAL-BRASIL (www.c--oral-brasil.org). Publicou vários livros e muitos artigos e capítulos de livro em vários países.
  • Heloisa Pereira Vale, Universidade Federal de Minas Gerais
    Mestre em Letras/Linguística pela Universidade Federal de Minas Gerais (2010), Bacharel em Letras/Linguística pela Universidade Federal de Minas Gerais (2007) e em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais (1996). Publicou: RASO, T.; VALE, H. P. A, erosão linguística em italianos cultos em contato prolongado com o português do Brasil: os clíticos e alguns efeitos na estrutura do enunciado. Revista de Italianística, v. 18, p. 77-93, 2009.

Publicado

2011-12-30

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

L’erosione linguistica di italiani colti in contatto con il portoghese brasiliano: aspetti del sistema pronominale. (2011). Revista De Italianística, 21-22, 25-52. https://doi.org/10.11606/issn.2238-8281.v0i21-22p25-52