Os problemas de ensino como instrumento na formação de professores de italiano

  • Fernanda Landucci Ortale FFLCH - USP

Resumo

O objetivo deste trabalho é apresentar reflexões sobre os problemas de ensino como instrumento na formação de professores de língua italiana em contexto universitário. A fundamentação teórica deste trabalho está em consonância com a proposta de inserir a reflexão como ponto crucial na formação de professores (NÓVOA, 1995; DIAMOND, 1998; SCHÖN, 2000) e com os pressupostos da Pedagogia Pós-Método no ensino de línguas (KUMARAVADIVELU, 2006).

Biografia do Autor

Fernanda Landucci Ortale, FFLCH - USP
Possui graduação em Letras pela Universidade Estadual de Campinas (1991), Mestrado e Doutorado em Lingüística Aplicada, na área de Ensino de Língua Estrangeira, pela Universidade Estadual de Campinas. Atualmente é professora da área de Língua Italiana da Universidade de São Paulo. Tem experiência em ensino de italiano e de Lingüística Aplicada para alunos do curso de Letras, dedicando-se principalmente aos seguintes temas: formação de professores, processo de ensino-aprendizagem de línguas e construção do discurso didático.
Publicado
2011-12-30
Como Citar
Ortale, F. (2011). Os problemas de ensino como instrumento na formação de professores de italiano. Revista De Italianística, (21-22), 81-92. https://doi.org/10.11606/issn.2238-8281.v0i21-22p81-92
Seção
Artigos