O texto literário no ensino das línguas estrangeiras: dos métodos tradicionais à abordagem comunicativa

  • Elisabetta Santoro Universidade de São Paulo
Palavras-chave: Língua estrangeira, Texto literário, Didática das línguas

Resumo

Muito já se escreveu sobre a relação entre língua e literatura e sobre o papel do texto literário no ensino/aprendizagem das línguas estrangeiras. Neste artigo pretendemos refletir sobre como se desenvolveram as convicções sobre a função da literatura no ensino das línguas, tomando como exemplo a Universidade de São Paulo e a criação de seu curso de Letras para ilustrar algumas característica dos métodos tradicionais. Em seguida, procuraremos analisar como se transformou o papel da literatura didática das línguas estrangeiras até chegar à abordagem comunicativa.

Biografia do Autor

Elisabetta Santoro, Universidade de São Paulo
Docente e pesquisadora da Área da Língua e Literatura Italiana da Universidade de São Paulo
Publicado
2008-12-30
Como Citar
Santoro, E. (2008). O texto literário no ensino das línguas estrangeiras: dos métodos tradicionais à abordagem comunicativa. Revista De Italianística, (17), 33-43. https://doi.org/10.11606/issn.2238-8281.v0i17p33-43
Seção
Italiano como Língua Estrangeira