Scuola, emigrazione ed alfabetizzazione: il caso di Comuneglia in Alta Val di Vara

Autores

  • Davide Montino Facoltà delle Scienze della Formazione da Università di Genova.

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-8281.v0i17p59-67

Palavras-chave:

Escola, Educação, Emigração, Escritura, Alfabetização

Resumo

O artigo reconstitui, em grandes linhas, a história da escola rural de Comuneglia, no Apenino da região Ligúria. Em particular, mostra que a emigração não somente influiu sobre o crescimento de uma necessidade difundida de aprendizagem da escritura, mas também sobre os processos de scolarização. Entre os séculos XIX e XX, com efeito, a escola foi apontada, nas comunidades com forte vocação migratória, como um elemento decisivo para fornecer os instrumentos necessários para enfrentar-se a viagem e a busca de trabalho. Desse ponto de vista, iniciativas semelhantes existiam desde final do século XVIII, especialmente nas regiões montanhosas, atingidas pela emigração sazonal fronteiriça. O caso de Comuneglia, portanto, parace inserir-se nesse contexto destacando-se, entre outros fatores, a figura de um educador inovador como o Padre Vincenzo Giannone.

Biografia do Autor

  • Davide Montino, Facoltà delle Scienze della Formazione da Università di Genova.
    Docente e pesquisador de Historia das Instituições de edcuação da Facoltà delle Scienze della Formazione da Università di Genova.

Publicado

2008-12-30

Edição

Seção

Língua e Imigração

Como Citar

Scuola, emigrazione ed alfabetizzazione: il caso di Comuneglia in Alta Val di Vara. (2008). Revista De Italianística, 17, 59-67. https://doi.org/10.11606/issn.2238-8281.v0i17p59-67