Il Richiamo delle Lettere: Lingua, Cultura e Identità nelle Corrispondenze Epistolari dei Migranti Italiani in Brasile

Autores

  • Federico Croci

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-8281.v0i17p69-88

Palavras-chave:

Imigração italiana, Sociolinguistica, Escrita popular, Cartas de chamada

Resumo

Entre o século XIX e SS, um milhão e meio de italianos emigraram ao Brasil. Trata-se de um fenômeno que obrigou seus protagonistas a vive longas dolorosas e, frequentemente, definitivas separações de familiares e das próprias comunidades. Uma experiência que começou com a travessia oceânica, uma espécie de ritual de passagem no qual se concentra simbolicamente a condição de migrante, caracterizado pelo sentido de desarraigamento. Mais precisamente, os sinais tangíveis deste processo de fragmentação da identidade e das tentativas de recomposição, cansativamente mas obstinadamente realizadas, são as cartas que permitem restabelecer um ponto de continuidade com o passado e com a própria comunidade de origem. Os navios singravam os mares com mercadorias e homens, acompanhados por uma esteira de palavras e de escritos que hoje constituem um testemunho precioso e, por alguns aspectos, insubstituível para tentar reconstruir momentos da história da língua italiana no seu contato com a língua portuguesa. Nesse artigo, analisa-se uma tipologia particular dessas cartas: as cartas de chamada. Interferências linguisticas e aspectos sociolinguisticos da lingua escrita nesses documentos constituem um prisma valioso para analisar intercâmbios devidos ao contato entre as duas culturas.

Biografia do Autor

  • Federico Croci
    Doutor em História Contemporânea pela Università di Genova, membro do Comitè Científico do Centro Internacional de Estudos sobre a Emigração Italiana e pesquisador do Arquivo da Escola Escrita Popular.

Publicado

2008-12-30

Edição

Seção

Língua e Imigração

Como Citar

Il Richiamo delle Lettere: Lingua, Cultura e Identità nelle Corrispondenze Epistolari dei Migranti Italiani in Brasile. (2008). Revista De Italianística, 17, 69-88. https://doi.org/10.11606/issn.2238-8281.v0i17p69-88