Intersecções entre Teoria Literária, Crítica e Tradução no Pensamento de Ugo Foscolo

  • Karine Simoni Universidade Federal de Santa Catarina
Palavras-chave: Ugo Foscolo, teoria literária, crítica literária, tradução

Resumo

Ugo Foscolo (1778-1827), um dos principais autores da literatura italiana do Oitocentos, é conhecido principalmente pelas composições poéticas, pelo romance epistolar Le ultime lettere di Jacopo Ortis e pela existência desregrada e patriótica, embora tenha desenvolvido uma intensa atividade de ensaísta, crítico literário e tradutor. O artigo comenta algumas das ideias de Foscolo sobre a teoria literária, a crítica literária e a tradução, presentes nos seus ensaios críticos, e discute como a intersecção entre esses campos do conhecimento não só ofereceu importantes contribuições para a crítica e a teoria literária e a teoria da tradução no período, como também se constitui em um importante subsídio para melhor compreender a escrita poética do autor.

Biografia do Autor

Karine Simoni, Universidade Federal de Santa Catarina

Karine Simoni é professora de língua e literatura italianas na Universidade Federal de Santa Catarina. Graduada em História (2001) e Letras (2005), Mestre em História (2003) e Doutora em Literatura (2009) pela Universidade Federal de Santa Catarina, com a tese “As contribuições de Ugo Foscolo para a teoria e a crítica literárias”. Foi bolsista CNPq para desenvolver sua pesquisa de Pós-Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Estudos da Tradução pela UFSC. Suas pesquisas têm versado sobre a intersecção entre tradução, literatura e história na Itália entre o final do século XVIII e o início do séc. XIX. Atualmente realiza a tradução comentada dos ensaios de Ugo Foscolo escritos em 1809 para as aulas que seriam ministradas na Universidade de Pavia.

Publicado
2014-05-12
Como Citar
Simoni, K. (2014). Intersecções entre Teoria Literária, Crítica e Tradução no Pensamento de Ugo Foscolo. Revista De Italianística, (23), 35-50. https://doi.org/10.11606/issn.2238-8281.v0i23p35-50
Seção
Artigos