Os recursos tecnológicos na formação e na prática do professor de italiano como língua estrangeira

Autores

  • Fernanda Landucci Ortale Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
  • Fábio Roberto Fernandes Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-8281.v0i24p18-41

Palavras-chave:

ensino de língua estrangeira, tecnologias, formação docente

Resumo

O objetivo deste trabalho é discutir o papel dos recursos tecnológicos no ensino de italiano e na formação de professores na era pósmétodo. Para tanto, propomos uma discussão sobre a redimensionalização da sala de aula de língua estrangeira, com base em quatro aspectos: oportunidades de aquisição e interação na língua-alvo, a possibilidade de desenvolvimento das habilidades orais, a ressignificação do laboratório linguístico e a aquisição de letramento digital.

Biografia do Autor

  • Fernanda Landucci Ortale, Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

    é mestre e doutora em Linguística Aplicada ao Ensino de Línguas Estrangeiras pela UNICAMP (Universidade Estadual de Campinas). Desde 2008 é professora da Área de Língua e Literatura Italiana da USP (Universidade de São Paulo) e desenvolve pesquisas sobre os seguintes temas: formação de professores de italiano, processo ensino/aprendizagem de línguas e construção do discurso didático.

  • Fábio Roberto Fernandes, Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

    é doutorando na Faculdade de Educação da USP (Universidade de São Paulo) e mestre em Estudos Linguísticos pela UNESP (Universidade Estadual Paulista). Desenvolve pesquisas sobre práticas de ensino de línguas e sobre o uso das novas tecnologias de informação e comunicação no processo de ensino-aprendizagem.

Downloads

Publicado

2014-08-10

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Os recursos tecnológicos na formação e na prática do professor de italiano como língua estrangeira. (2014). Revista De Italianística, 24, 18-41. https://doi.org/10.11606/issn.2238-8281.v0i24p18-41