L’insegnamento della comprensione orale a futuri insegnanti di lingua italiana in Brasile

Autores

  • Fernanda Silva Veloso Universidade Estadual Paulista J. M. Filho

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-8281.v0i24p138-160

Palavras-chave:

insumo, compreensão oral, língua italiana, for-mação de professores.

Resumo

A presente investigação propõe-se a analisar o ensino da com-preensão oral (doravante CO) em língua italiana a duas classes de for-mandos de um curso de Letras com habilitação em Português e Italiano, com particular atenção aos insumos orais e visuais presentes nas ativida-des do livro didático, bem como nas atividades elaboradas pelo professor e na conversação em sala de aula. O objetivo é averiguar como os insumos influenciam o processo de desenvolvimento da CO em língua estrangeira. Os dados foram coletados por meio de observações de aulas, gravações audiovisuais, diários e entrevistas com a professora participante. Com re-lação ao insumo verbal oferecido aos estudantes, foi verificado que aquele do livro didático é, na maioria das vezes, artificial e associado somente a atividades pedagógicas unidirecionais. O insumo visual, por sua vez, teve como função principal apenas a ilustração do material didático. No tocan-te aos insumos fornecidos pela professora, averiguou-se que se trata de um insumo compreensível, inserido, geralmente, em uma fala facilitadora e modificada a partir do nível de competência em língua estrangeira da classe, elemento que parece facilitar a aprendizagem da CO.

Biografia do Autor

  • Fernanda Silva Veloso, Universidade Estadual Paulista J. M. Filho
    è docente a contratto di Lingua Italiana presso l’UNESP (Universidade Estadual Paulista), dove è incaricata di insegnamenti relativi alla lingua e alla cultura italiana per il Corso di Laurea in Lettere. Presso la stessa università ha conseguito la laurea in Lettere nel 2004, il master nel 2007 ed il dottorato di ricerca nel 2012. I suoi principali interessi di ricerca riguardano la glottodidattica e la docimologia. Si occupa in articolare delle certificazioni di italiano per futuri docenti brasiliani di lingua italiana.

Publicado

2014-08-10

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Veloso, F. S. (2014). L’insegnamento della comprensione orale a futuri insegnanti di lingua italiana in Brasile. Revista De Italianística, 24, 138-160. https://doi.org/10.11606/issn.2238-8281.v0i24p138-160