O cinema moderno segundo Pasolini

Autores

  • Ismail Xavier Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-8281.v1i1p101-109

Palavras-chave:

Cinema moderno, Teoria do cinema, Crítica

Resumo

O artigo tece comentários sobre Pier Paolo Pasolini como teórico do cinema e focaliza, em particular, a concepção que o cineasta elaborou do cinema moderno em seus textos dos anos 60, especialmente em "Observações sobre o plano-sequência" e "Cinema de poesia". São ai discutidas noções como a de "cinema de poesia" e "subjetiva indireta livre", bem como a oposição entre plano-sequência e montagem, quando esta se apresenta, na formulação de Pasolini, omo metáfora da morte.

Biografia do Autor

  • Ismail Xavier, Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
    Professor do Curso de Cinema da Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo

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Publicado

1993-12-30

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Xavier, I. (1993). O cinema moderno segundo Pasolini. Revista De Italianística, 1(1), 101-109. https://doi.org/10.11606/issn.2238-8281.v1i1p101-109