Editorial

Autores

  • Angela Maria Tenório Zucchi Universidade de São Paulo
  • Elisabetta Santoro Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-8281.v0i35p1-4

Biografia do Autor

  • Angela Maria Tenório Zucchi, Universidade de São Paulo
    Possui graduação em Letras (português, espanhol e italiano,1992) pela FFLCH/USP e Licenciatura (2000) pela FE/USP, ambas da Universidade de São Paulo. Titulou-se mestre em Língua Italiana (2002), fazendo um estudo sobre as colocações verbais (verbal collocations/ collocazioni verbali) e doutorou-se em Linguística (2010),especializando-se na área de Lexicologia e Lexicografia, com foco no uso de dicionários por parte de aprendizes de italiano. É tradutora pública, nomeada pela JUCESP e traduz também textos literários e outros. Leciona disciplinas de língua e cultura italiana e de teoria e prática de tradução e orienta alunos nos cursos de graduação e de pós-graduação na FFLCH/USP. Tem resultados de suas pesquisas publicados em livros e revistas especializadas. Participa, com apresentações, de eventos científicos no Brasil e no exterior, cuja temática esteja no âmbito de seu interesse de pesquisas, ou seja, léxico e lexicografia, ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras, linguística de corpus e tradução.
  • Elisabetta Santoro, Universidade de São Paulo
    Elisabetta Santoro é docente da Área de Língua e Literatura Italiana da Universidade de São Paulo e do Programa de Pós-Graduação em Língua, Literatura e Cultura Italianas da mesma universidade. Graduou-se em Lingue e Letterature Straniere na Università degli Studi di Bari (Itália) e em Tradução na Ruprecht-Karls-Universität de Heidelberg (Alemanha). É mestre em Língua e Literatura Italiana pela USP e doutora em Linguística pela mesma Universidade com uma tese, cujo título é: Da indissociabilidade entre o ensino de língua e de literatura: uma proposta para o ensino do italiano como língua estrangeira. Publicou vários artigos sobre temas ligados à língu a italiana, ao ensino/aprendizagem do italiano como língua estrangeira, à semiótica narrativa e discursiva e à pragmática linguística. Em 2016, organizou com Ineke Vedder (Universidade de Amsterdã), o livro Pragmatica e interculturalità in italiano lingua seconda e em 2013, com Michaela Rueckl (Universidade de Salisburgo) e Ineke Vedder, Contesti d'apprendime nto di italiano L2: tra teoria e pratica didattica, ambos pela Franco Cesati Editore (Florença). È membro da diretoria da Associação Brasileira dos Professores de Italiano (ABPI) e da correspondente associação internacional (AIPI). Participa também da diretoria da recém-criada Associação Brasileira de Pragmática (ABRAP).

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Publicado

2017-12-22

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Editorial