Saper osservare la pubblicita’ come documento interculturale

Autores

  • Elisabetta Pavan Università Ca’ Foscari Venezia

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-8281.v0i21-22p123-148

Resumo

A publicidade veicula a língua, os gostos, a mentalidade, as
necessidades, as atitudes, os valores, em resumo, ‘a cultura’ de um país.
Neste ensaio são fornecidos indicações e instrumentos de observação, além de alguns exemplos de análises, relacionados à representação da cultura italiana em mensagens publicitárias. Ponto de partida será orientar
na ‘leitura’ da publicidade, esclarecendo que ela constitui um material autêntico e que representa o recorte de um País, referente ao momento em que a mensagem é produzida e veiculada pelos diferentes meios de comunicação de massa. Uma publicidade analisada adequadamente pode dar
indicações importantes sobre o contexto sociocultural da cultura que é objeto de estudo e análise.

Biografia do Autor

  • Elisabetta Pavan, Università Ca’ Foscari Venezia
    Graduou-se em Línguas e Literaturas Estrangeiras (com louvor), fez um "master" em Didática e Promoção da Língua e Cultura Italiana para Estrangeiros e o doutorado em Linguística e Didática das Línguas na Università Ca’ Foscari Venezia. Leciona Comunicação Intercultural, Teoria e Técnicas das Comunicações de Massa e Língua Inglesa na Università di Venezia, Comunicação Intercultural e Mídia na Universidade de Capodistria, Eslovênia. Participa em congressos na Itália e no exterior sobre temas relacionados com o ensino de línguas estrangeiras, uso de mídia e materiais autênticos na didática das línguas estrangeiras. Faz parte do comitê científico de projetos europeus sobre o ensino de línguas e culturas.

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Publicado

2011-12-30

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Pavan, E. (2011). Saper osservare la pubblicita’ come documento interculturale. Revista De Italianística, 21-22, 123-148. https://doi.org/10.11606/issn.2238-8281.v0i21-22p123-148