Aspectos da terminologia de agenciamento de viagens e turismo em língua italiana, em comparação aos idiomas português, inglês e espanhol

Autores

  • Claudia Maria Astorino Universidade Federal de São Carlos - Campus Sorocaba

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-8281.v2i26p104-120

Palavras-chave:

linguagem do turismo, agenciamento de viagens e turismo, conceitos e termos, língua italiana

Resumo

Este estudo é um recorte da tese de doutorado da autora, e tem como temática a linguagem técnica do Turismo. O objeto de estudo é a terminologia de Agenciamento de Viagens e Turismo - subárea do Turismo - em língua italiana. O Turismo envolve dimensões política, econômica, social, cultural e ambiental, e pode ser dividido em distintos subsistemas, de acordo com o Sistema de Turismo, desenvolvido por Beni (1997). Entre esses, está o Subsistema de Produção, no qual se encontra a subárea de Agenciamento de Viagens e Turismo, de onde provêm os termos que foram coletados e submetidos à presente análise. Formou-se um corpus de extração, constituído por oito obras acadêmicas, voltadas ao estudo do Turismo em nível superior, em português, inglês, espanhol e italiano. Deste corpus, extraíramse 660 termos em cada idioma, posteriormente submetidos à mencionada análise, à luz da Teoria Comunicativa da Terminologia. Alguns dos resultados obtidos em língua italiana são apresentados neste estudo, confrontando-os com os demais idiomas pesquisados. Esta investigação levou às seguintes constatações para os termos italianos analisados: transposições da língua comum; consistente influência da língua inglesa e acentuada incidência de parassinonímia. Comprovou-se que a terminologia de Agenciamento de Viagens e Turismo em italiano, assim como nos demais idiomas investigados, não responde a eventuais tentativas de normalização

Biografia do Autor

  • Claudia Maria Astorino, Universidade Federal de São Carlos - Campus Sorocaba
    é Bacharel em Turismo e Especialista em Planificação Estratégica do Turismo pela Escola de Comunicação e Artes (ECA/USP) e em Economia do Turismo pela Università Commerciale Luigi Bocconi (Milão, Itália). Mestre e Doutora em Letras pela FFLCH/USP, é Professora Adjunta do Curso de Bacharelado em Turismo da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar - Campus Sorocaba)

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Publicado

2013-12-13

Edição

Seção

Não definida

Como Citar

Aspectos da terminologia de agenciamento de viagens e turismo em língua italiana, em comparação aos idiomas português, inglês e espanhol. (2013). Revista De Italianística, 2(26), 104-120. https://doi.org/10.11606/issn.2238-8281.v2i26p104-120